AD Ovarense conquista Taça Distrital de Aveiro
Escrito por AVfm em 07/06/2019
A Ovarense venceu confortavelmente o Cucujães por 4-0, na final da Taça de Aveiro, no Estádio Municipal de Aveiro. As vareiras, que já tinham sido derrotada em duas finais frente ao Clube de Albergaria, conseguiram conquistar o troféu na sua terceira final e somaram o primeiro troféu distrital para o palmares do futebol senior feminino.
A Ovarense, que até chegar à final precisou de eliminar nas meias finais o tubarão Clube de Albergaria, encontrou um Atlético de Cucujães que disputa uma divisão inferior mas que era um reincidente na final da taça: tinha perdido na da época passada com uma goleada de 10 golos sem resposta frente ao Clube de Albergaria. Até chegar à final deste ano, a turma de Oliveira de Azeméis derrotou o Fiães nos quartos de final por 2-0 e, nas meias finais, visitou o reduto do Eirolense e venceu (com alguma naturalidade) por 4-1.
Apesar do grande favoritismo, a Ovarense até sofreu uma grande contrariedade no segundo minuto do jogo: a guardiã Lara Sousa parou Jéssica Silva de forma irregular e recebeu a ordem de expulsão por parte de Catarina Amorim. Sérgio Barreto foi obrigado a colocar em campo Miriam Ferreira e optou por sacrificar Mariana Almeida – um substituição de risco mas que deu frutos.
Mesmo jogando com dez unidades desde muito cedo, ao intervalo, a Ovarense já vencia por 3-0. Flávia Marinho inaugurou o marcador aos 22′, Rute Silva dilatou para 2-0 aos 37′ e Betinha culminou uma jogada individual fantástica com um golo mesmo a fechar o primeiro tempo.
As vareiras, mesmo que sobressaltadas no início do jogo, controlaram e mostraram uma colossal supremacia em relação ao outro finalista. Bastou o primeiro tempo para que a missão ficasse praticamente impossível para o jovem Cucujães, que ainda deixou pequenos rasgos de qualidade mas foi completamente impotente para a Ovarense.
Na segunda parte, as alvinegras fecharam o marcador com um autogolo da guardiã Ana Moreira, após uma tentativa de canto direto por parte de Flávia Marinho. No final do jogo, festejaram a primeira Taça de Aveiro das suas carreiras perante uma bancada que viajou de Ovar para ajudar no feito.
Após uma manutenção no principal escalão de futebol português, a Ovarense fechou a temporada com chave de ouro!
A Rádio AVfm esteve a acompanhar o jogo, em Aveiro. Ouça as declarações dos intervenientes, no pós-jogo:
- Declarações AD Ovarense | Sérgio Barreto:
- Declarações AD Ovarense | Betinha:
- Declarações AC Cucujães | Joana Maia:
FICHA DE JOGO | AD Ovarense x AC Cucujães | Taça de Aveiro – Final
AD Ovarense: Lara Sousa, Patrícia Dias, Juliana Silva, Belinha, Beatriz Rodrigues, Mariana Almeida, Joana Gomes, Betinha (c), Bruna Gomes, Flávia Marinho, Rute Silva
Jogaram ainda: Miriam Ferreira, Sara Freitas, Juliana Costa
Suplentes não utilizados: Jordana Pinto, Cristiana Soares, Patrícia Cavadas, Catarina Soares
Treinador: Sérgio Barreto
Resultado final: 4-0
Resultado ao intervalo: 3-0
Marcadores: Flávia Marinho (9’), Rute Silva (37’), Betinha (44’), Ana Moreira (A.G., 82’)
MVP Rádio AVfm: Patrícia Dias (AD Ovarense) A lateral direito realizou 90 minutos de altíssima qualidade. Sempre muito interventiva no ataque, foi sempre mais veloz que todas as adversárias. Um reforço que chegou pelas mãos de Sérgio Barreto e que acrescentou muito valor ao jogo vareiro, começando a impressionar ao ponto de deixar água na boca para a próxima época.