Albergaria-a-Velha criou a primeira horta biológica comunitária do concelho
Escrito por AVfm em 26/10/2021
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha impulsionou a criação da primeira horta biológica do município. Situada na localidade da Lapa, na freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, é composta por 28 talhões para cultivo, 4 dos quais são elevados, destinando-se a pessoas com mobilidade condicionada.
Este projeto-piloto é uma experiência que pretende dotar a comunidade de conhecimentos e ferramentas para a prática da agricultura biológica e da compostagem. Noutra perspetiva, o Município, na ótica de promotor, ganha conhecimento e experiência nas vicissitudes inerentes ao funcionamento de uma horta comunitária, a funcionar em modo biológico.
Os utentes poderão aí cultivar qualquer conjunto de produtos, tais como vegetais, frutos, ervas aromáticas e medicinais, potenciando as interações ecológicas de acordo com os princípios da agricultura biológica. Os produtos e sementes devem ser para autoconsumo, troca com outros utilizadores ou eventos para a promoção de horticultura, não podendo ser comercializados.
Na horta é estritamente proibido o cultivo de espécies de caráter invasor ou legalmente proibidas.
A autarquia albergariense vê esta atividade agrícola como um importante instrumento na educação para a nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. As hortas biológicas são espaços onde as famílias podem cultivar, a título gratuito, os seus produtos hortícolas de forma sustentável. Em simultâneo, contribuem para a poupança dos agregados familiares, promovem a economia circular e atuam na requalificação de espaços urbanos desagregados, contribuindo para uma cidade mais verde e sustentável.