Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria de Santa Maria da Feira participaram em intercâmbio na Suécia

Escrito por em 04/11/2021

Oito alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria da Escola Secundária de Santa Maria da Feira participaram num intercâmbio na cidade de Alingsas, na Suécia, integrado no projeto europeu Erasmus+ Juventude em Ação.

Os jovens, durante o período de uma semana, puderam partilhar experiências com colegas suecos da mesma área de formação, dando enfoque às oportunidades e à sustentabilidade da gastronomia de ambos os países.

Os alunos feirenses visitaram espaços de produção local de referência na região, como a lota de Gotenburgo, dois restaurantes que privilegiam a sustentabilidade, um complexo dedicado à criação de veados (propriedade da irmã do rei da Suécia), além de um imóvel de interesse patrimonial transformado em restaurante, onde tudo é reciclado.

Os estudantes portugueses e suecos apresentaram, em conjunto, pratos típicos e os ingredientes de cada país de origem e dos municípios representados, abordando os benefícios da produção local e partilhando preocupações quanto às alterações climáticas e à sustentabilidade do planeta.

As atividades práticas decorreram no restaurante da Escola Secundária de Alingsas, onde confecionaram um menu com recurso a produtos locais como salmão, camarão, veado, bagas, beterraba e raiz de salsa. O buffet foi servido a um grupo de 30 convidados, entre diretores de escolas, decisores políticos, membros de Organizações Não Governamentais e professores.

O encontro permitiu ainda uma reflexão conjunta sobre as oportunidades de trabalho e de estágio no estrangeiro, a par da transição da escola para o mercado de trabalho.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira adianta que a cooperação internacional terá continuidade em 2022, com a realização de novos intercâmbios nas áreas da gastronomia, política e desporto.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *