Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Gira Discos

22:00 24:00

Atual

Gira Discos

22:00 24:00


Amigos do Cáster denunciaram descarga poluente no Rio Cáster em Travanca

Escrito por em 08/04/2024

A Associação Amigos dos Cáster comunicou que, no passado dia 3 de abril de 2024, foi contactada por um morador de São João de Ovar, que se queixava da contaminação das águas do Rio Cáster, dando conta que a mesma decorria há semanas e que também tinha avistado peixes mortos no rio.

Anteriormente, a 6 de março, o denunciante tinha já registado uma queixa junto da Divisão do Ambiente e Serviço Urbanos da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Uma equipa da associação ambientalista vareira apresentou-se no local indicado e encontrou as águas do rio muito turvas e com espuma.

Subindo o rio até Santa Maria da Feira, na periferia desta cidade as águas encontravam-se limpas e translúcidas. Voltando a descer o rio, os Amigos do Cáster detetaram uma forte descarga de efluentes proveniente da Estação Elevatória da Alcapedrinha em Travanca, gerida pelas Águas do Centro Litoral (antiga SIMRIA).

A denúncia foi rapidamente apresentada ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santa Maria da Feira, que prontamente marcou presença no local e tomou conta da ocorrência.

Os Amigos do Cáster também comunicaram a ocorrência à Câmara Municipal de Ovar, à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, à Agência Portuguesa do Ambiente e à própria Águas do Centro Litoral.

Para a associação local, é fundamental que esta anomalia seja corrigida com a maior brevidade possível e que sejam apuradas e atribuídas responsabilidades.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Associação Amigos dos Cáster
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *