Amigos do Cáster quiseram saber que tipos de lixo se escondem no areal da Praia do Furadouro
Escrito por AVfm em 26/08/2021
A Associação Amigos do Cáster promoveu mais uma ação de recolha e monitorização do tipo de lixo encontrado na Praia do Furadouro, numa amostra com 500 metros de extensão, na zona Sul dessa praia.
Os voluntários da associação ambientalista pretendiam identificar os principais tipos de resíduos que se encontram na praia do Furadouro, estabelecendo uma relação entre os resíduos e os principais hábitos e práticas mantidos pelas pessoas.
Após a recolha, os resíduos foram agrupados por tipologias, destacando-se, pela grande quantidade encontrada, dois tipos principais:
- resíduos plásticos, essencialmente relacionados com embalagens de bebidas e de produtos alimentares (garrafas de água, pacotes de snacks e de bolachas),
- resíduos associados à pesca (redes, cordas e linhas).
Em menor quantidade, também foram encontrados resíduos de papel (essencialmente de embalagens de produtos alimentares) e beatas de cigarros. Não foram encontrados resíduos de vidro e metal.
Com esta ação, os ambientalistas concluíram que os plásticos são os resíduos que predominantemente continuam a ser deixados na praia após a utilização a que se destinavam. De dimensões médias, vão originando ao longo do tempo, por fragmentação, os microplásticos (fragmentos plásticos de dimensão igual ou inferior a 5 milímetros) que poluem o areal e a água do mar, afetando os organismos que nele habitam, e entrando nas cadeias alimentares, podendo também afetar a saúde humana.
Estes estão presentes ao longo de toda a extensão de amostragem, essencialmente no areal na zona entremarés.
Quanto aos resíduos associados à pesca, presentes no areal em grande quantidade, apresentavam-se em conjuntos de redes e cordas, muitos deles parcialmente enterrados na areia e, devido às suas grandes dimensões, difíceis de retirar manualmente.
A Associação Amigos do Cáster apela que todas as embalagens utilizadas pelos banhistas e restantes utilizadores da praia sejam recicladas nos ecopontos disponibilizados e que os pescadores desempenhem o seu dever cívico de contribuir para a manutenção da praia limpa, não deixando os materiais por si utilizados no areal nem na linha de água.
Vamos continuar atentos às praias do concelho de Ovar, no sentido de contribuirmos para a melhoria do seu estado, para que possam ser mais acolhedoras e atrativas para todos os que as preferem neste período de Verão.
concluíram os ambientalistas