Amigos dos Cáster devolveram ave de rapina à Natureza
Escrito por AVfm em 14/10/2022
No passado dia 8 de outubro, a associação ambientalista local Amigos do Cáster procedeu à devolução de um Açor, uma ave de rapina de nome científico Accipiter Gentilis, à Natureza.
A libertação do animal selvagem, batizado com o nome “Lis”, decorreu na zona da Foz do Rio Cáster, após o exemplar ter sido recolhido e recuperado no Parque Biológico de Gaia – Centro de Recuperação de Fauna.
A iniciativa decorreu no âmbito das ações de sensibilização ambiental promovidas pelos Amigos do Cáster, as quais incluem a devolução de aves selvagens recuperadas aos seus habitats naturais, com a possibilidade de a comunidade participar no momento.
Até à data, a grande maioria das devoluções realizadas pela associação vareira foram viabilizadas pelo CERVAS – Centro de Ecologia e Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, contudo, desta vez, a libertação foi agilizada com o Parque Biológico de Gaia – Centro de Recuperação de Fauna, um dos primeiros equipamentos do país dedicados à atividade de recuperação de Vida Selvagem.
Este Centro de Recuperação, situado em Vila Nova de Gaia, recebe cerca de 1.800 animais selvagens por ano, tendo uma taxa de recuperação dos animais recebidos superior a 50%.
As espécies acolhidas com mais frequência são a águia-de-asa-redonda, o mocho-galego e o ouriço-cacheiro, com a grande maioria a ser proveniente de cativeiro ilegal. Já o animal mais incomum a dar entrada no centro de recuperação foi o abutre-do-Egipto, uma espécie com estado de conservação classificado em “Perigo”.
O Centro de Recuperação de Fauna não pode ser visitado, contudo, é possível assistir a estas ações de devolução dos animais, onde é dado a conhecer o trabalho realizado pela instituição.
Os animais que não ficam aptos para regressar ao seu habitat devido a lesões permanentes, ganham uma nova casa no Parque Biológico, onde já podem ser observados pelos visitantes.
[give_form id=”81006″]