Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00


António Zambujo deu concerto em Ovar antes de descolar para #1 do Top Nacional

Escrito por em 07/05/2021

António Zambujo apresentou, no passado dia 30 de abril, no Centro de Arte de Ovar (CAO), pela primeira vez ao vivo, o seu novo álbum intimista “António Zambujo Voz e Violão”. O espetáculo, com lotação esgotada, assinalou o regresso do público ao espaço, na sequência do plano de desconfinamento das regras impostas pela pandemia Covid-19.

O novo trabalho discográfico de António Zambujo foi lançado no dia 23 de abril e, rapidamente, passou a ocupar o 1º. lugar do Top Nacional de Vendas. “António Zambujo Voz e Violão” está disponível nas plataformas digitais e em lojas físicas.

É o seu nono álbum, oitavo de originais, inspirando-se no disco “João Voz e Violão” álbum do brasileiro João Gilberto lançado em 1999. A obra está a ser avaliada como um dos discos mais importantes da sua carreira artística, já que faz uma reflexão sobre a fragilidade da cultura e aborda a necessidade de repensarmos o que é essencial.

Nascido em Beja, a 19 de setembro de 1975, António Zambujo é considerado um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um dos seus mais notáveis embaixadores no mundo.

Incorporou as influências do cancioneiro brasileiro, em particular da Bossa Nova na sua música, inicialmente forjada a partir das tradições do Cante Alentejano e do Fado, ponto de partida para uma personalidade única, inspiradora de um novo ciclo na música portuguesa, capaz de derrubar fronteiras, reais ou imaginárias, aproximando os dois lados do Atlântico.

Na sua infância, o músico criou uma ligação muito forte com a arte e começou por estudar clarinete com apenas 8 anos. A sua vivência no Alentejo ajudou a que incorporasse influências do Cante Alentejano e do Fado. Mais tarde, também começaram a perceber-se traços do cancioneiro brasileiro, em particular da Bossa Nova, na sua música, resultando num estilo único.

“António Zambujo Voz e Violão” contou com a edição da Sons Em Trânsito e distribuição da Universal. A apresentação oficial decorrerá no âmbito do programa cultural Santa Casa Portugal Ao Vivo, a 21 de maio, no Super Bock Arena, no Porto, e a 28 de maio, no Campo Pequeno, em Lisboa. Entre essas datas, também vai atuar, a 22, no Cine-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo.

Reveja os momentos do primeiro concerto ao vivo do álbum “António Zambujo Voz e Violão”:

« de 28 »

Fotos: António Dias
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *