Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00


“Ao Sábado, é outra história” desafia a ouvir um conto novo e a colocar mãos à obra na Biblioteca de Ovar

Escrito por em 11/04/2024

Ao Sábado, é outra história!” é uma iniciativa do Município de Ovar, inserida no EIXO – Programa de Aprendizagem Criativa e de Mediação de Públicos, e acontece uma vez por mês, na Biblioteca Municipal de Ovar.

A atividade desafia as crianças a explorar a relação entre as palavras, as histórias e as imagens, numa espécie de sessão de conto e expressão plástica para toda a família.
Uma narrativa é sempre o ponto de partida para divertidas atividades pedagógicas e muitas aventuras, numa iniciativa que pretende incentivar o gosto pela leitura, estimular a imaginação, a criatividade, a fantasia e trabalhar a atenção e a concentração dos mais novos.

A próxima sessão de “Ao Sábado, é outra história!” decorre já este sábado, dia 13 de abril, e será dinamizada por Ana Rita Janeiro que traz seis “Histórias em caixas de sapatos”, numa fusão entre as artes plásticas, a literatura e a música. Depois do conto, segue-se a construção de fantoches em madeira, recortados e pintados à mão.

Seguem-se mais três sessões, cada uma com um desafio diferente, todas dinamizadas pela autora e contadora de histórias Carina Novo.
No dia 18 de maio, realiza-se a oficina “Marcador de livros”, inspirada no livro da sua autoria, “A menina que tinha medo de cães”. Cada participante vai criar o seu próprio marcador de livros com o formato de um pequeno cão, usando tudo aquilo que está em cima da mesa: olhos, bocas, orelhas de diferentes tipos e tamanhos, fitas, cola, lápis, marcadores e muita brincadeira à mistura!

Um novo desafio chega à Biblioteca Municipal de Ovar no dia 15 de junho. Na oficina “Monstros de dedo”, inspirada no livro “Monstro”, de Edouard Manceau, depois de ouvirem a leitura dramatizada, as crianças irão criar o seu próprio e assustador monstro de dedo, em feltro.

“O caracol brincalhão” é o nome da oficina marcada para 6 de julho que tem como ponto de partida o livro “Contos de bem-querer”, também de Carina Novo. Após ouvirem o conto, as crianças irão construir e personalizar um simpático caracol-brinquedo que poderão manusear e levar para casa!

Todas as sessões estão marcadas para as 10h30. As oficinas têm a duração média de 90 minutos e são destinadas a crianças dos quatro aos nove anos, devidamente acompanhadas por um adulto. A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória, na Biblioteca Municipal ou através do email biblioteca@cm-ovar.pt.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *