“Artes em Itinerância” leva música antiga à Igreja Românica de Rio Meão
Escrito por AVfm em 16/07/2021
No próximo dia 25 de julho, às 16h30 e às 21h30, a Igreja Românica de Rio Meão, a mais antiga igreja do concelho de Santa Maria da Feira, vai ser palco do “Serão Musical – Pelos Caminhos de Santiago”, interpretado pelo Iberian Ensemble.
Esta iniciativa faz parte do projeto “Artes em Itinerância”, que procura descentralizar a cultura, levando atividades a todos as freguesias do município feirense até dezembro de 2021.
O recital, inserido no projeto “Santa Maria da Feira – Lugar do Tempo”, resulta de uma candidatura bem sucedida ao Norte 2020. Incluirá no alinhamento música setecentista ibérica e italiana no quadro sonoro, recorrendo a música instrumental e vocal.
Sonata a 4 (A. Corelli), In furore iustissimae irae, RV 626 (A. Vivaldi), Trio Sonataem Ré M (P.A. Avondano), Vota Mea (A. Silva Leite) e Sonata Setima (A. Scarlatti) constituem o reportório do momento dedicado à música antiga.
O Iberian Ensemble, criado em 2014, une a pesquisa musicológica à performance da música instrumental ibérica do século XVIII. Partindo do traverso (flauta barroca) e conciliando outros instrumentos, como o oboé barroca, o fagote barroco, o chalumeau e o violino barroco, sustentados pelo cravo, violoncelo barroco, viola da gamba e alaúde barroco; o grupo assume diferentes formações, sempre de acordo com o repertório a apresentar.
O evento tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia, obrigatória, em www.cm-feira.pt/artes-em-itinerancia.
Devido às condicionantes provocadas pela pandemia Covid-19, será necessário a utilização de máscara, a desinfeção das mãos e o distanciamento social. De forma a cumprir este último requisito, haverá apenas 25 lugares por sessão.