Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

07:00 07:10

Atual

Noticiário

07:00 07:10


Associação de Futebol de Aveiro cancela campeonatos e vai criar novo “formato” facultativo para as decisões

Escrito por em 22/02/2021

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) anunciou que os constrangimentos causados pela terceira vaga da pandemia Covid-19 vieram alterar irremediavelmente as condições de realização das competições de âmbito distrital, sendo impossível cumprir a calendarização prevista para a presente época.
Como tal, foram já anuladas as provas que iriam permitir encontrar os vencedores da Taça Distrito de Aveiro e da Supertaça, relativas à época 2020/2021.

No que se refere a subidas às competições nacionais, nomeadamente ao Campeonato e à Taça de Portugal, a AFA irá indicar os Clubes desportivos que venham a ter lugar em ambas as competições.

Com o intuito de “relevar o mérito até aqui demonstrado pelos clubes”, a AFA pretende que o apuramento para as competições nacionais seja realizado em campo, pelo que promoverá uma prova final, idealizada pela Direção da própria associação futebolística.

Os Clubes associados da AFA poderão optar por participar nessa competição ou não, já que a mesma terá carater facultativo. Haverá a garantia de que os Clubes que optem por não voltar a competir não serão penalizados disciplinarmente, não havendo também lugar a descidas de divisão na presente época.

Os emblemas que venham a aderir a este novo modelo competitivo, irão recuperar à partida metade dos pontos anteriormente obtidos, devidamente compensados pelo coeficiente obtido entre os pontos acumulados e o número de jogos já realizados.

O formato final desse “campeonato” só será anunciado quando for conhecida e quantificada a adesão dos Clubes.

Segundo a notificação remetida pela AFA aos seus associados, as especificações do quadro competitivo e o respetivo regulamento serão dados a conhecer imediatamente após o apuramento do número de emblemas inscritos. A previsão para a conclusão da época 2020/21 baseia-se num modelo com a duração de 9 semanas (duração estabelecida pela FPF), com arranque previsto para abril/maio.

Ainda assim, a Associação aveirense ressalva que este novo modelo competitivo está dependente de autorização da Direção Geral da Saúde (DGS) e do Governo, pelo que a AFA não pode, para já, assumir o compromisso definitivo da sua concretização. Caso não seja possível levá-lo por diante, a AFA decidirá e comunicará quais os Clubes apurados para as competições nacionais.

A decisão quanto à intenção de competir dos vários Clubes desportivos associados deverá ser comunicada à AFA até às 18h00 desta quarta-feira, 24 de fevereiro.


Foto: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *