Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Atletismo: Campeonato Distrital de Cross Curto com vitórias e pódios vareiros; Seniores, Veteranos e Formação em evidência

Escrito por em 16/03/2024

Castelo de Paiva voltou a receber os clubes e atletas da Associação de Atletismo de Aveiro para a edição de 2024 do Campeonato Distrital de Cross Curto. Uma vertente que não assume o prestígio do Cross Longo, que a nível distrital teve o seu campeonato realizado em Novembro passado. Ainda assim, dado que a 16 de Março o município de Mira vai receber o Campeonato Nacional de Cross Curto, são muitos os clubes que aproveitaram o certame distrital para afinar a sua preparação. 

Esta época desportiva, tal como as anteriores, tem sido dominada pelo GDC Guilhovai em seniores e veteranos. Por seu turno, o Clube de Atletismo de Ovar também tem desempenhado sempre papel de candidato ao pódio nas categorias de veteranos.

GUILHOVAI UM PASSO À FRENTE DA CONCORRÊNCIA

Em seniores, o Guilhovai teve o vencedor individual masculino, Fábio Oliveira; e também feminino, Marta Martins.

Na prova masculina, o clube de São João de Ovar teve controlo absoluto da classificação coletiva ao colocar os primeiros 4 classificados na corrida de 4 kms e fazendo valer uma pontuação coletiva perfeita de 10 pontos.

Para tal feito contribuíram os belos desempenhos de Fábio Oliveira, Luís Mendes, Vítor Oliveira e Amado Martins. Nota ainda para o segundo lugar da classificação coletiva, que ficou para a ACR Vale de Cambra, que tem nas suas fileiras Filipe Ferreira, atleta vareiro. 

Já na vertente feminina, mostrando que nem só de atletas masculinos se evidencia o Guilhovai, Marta Martins andou sempre na frente da corrida e venceu a prova sem grandes problemas. El que era, à partida, a grande favorita à vitória.

VETERANOS VAREIROS SOMARAM DISTINÇÕES

As provas de veteranos são as que mais atletas reúnem. Um fator de preocupação para quem dirige os destinos de atletismo aveirense. 

Na distância de 4 kms, Sérgio Paiva foi o melhor vareiro naa prova dos veteranos masculinos, terminando na 4ª posição da geral mas sagrando-se vice campeão do seu escalão. Um pouco atrás, André Adriano ocupou a 5 ª posição e também se sagrou vice-campeão no seu escalão. Estes dois atletas foram os melhores do Clube de Atletismo de Ovar, que teve algumas baixas e não conseguiu subir ao pódio coletivo.

Pelo Guilhovai destacam-se António Castro, Artur Rodrigues, Paulo Pereira e António Fernandes que, juntamente com os restantes elementos da equipa, alcançaram o título coletivo. A segunda equipa da classificação coletiva foi o Grupo Desportivo Estrelas Vermelhas de Silvalde, onde figura o vareiro Hélder Pires. Por fim, Fernando Santos, dos AFIS, foi o vencedor do seu escalão. 

Nas veteranas femininas, Sandra Ferreira venceu o seu escalão e a prova, dando mais um título individual ao GDC Guilhovai. Em representação do Clube de Atletismo de Ovar, Marisa João venceu o seu escalão, Lígia Torres e Fátima Aleixo ocuparam o terceiro lugar do pódio nos seus escalões. Já Maria Costa, dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Ovar, foi vice-campeã na sua categoria.

MAIS JOVENS TAMBÉM COMPETIRAM

Para além das provas dos seniores e veteranos, também os mais jovens tiveram oportunidade de competir em Castelo de Paiva. Os atletas do Arada AC conseguiram vencer coletivamente o escalão de infantis em masculinos e femininos, muito graças aos bons resultados de Carolina Cardoso e Davide Cherepov.

A última corrida do dia teve duas atletas vareiras em destaque, Sofia Teixeira dos AFIS e Núria Cardoso do Arada AC, que ocuparam os dois primeiros lugares da prova de iniciados e juvenis. Nos masculinos, Afonso Almeida, da ARVOR, foi o melhor iniciado. 

Esta foi mais uma jornada de vitórias, pódios e boas prestações dos atletas vareiros e seus clubes. Com o circuito distrital de corta mato curto a chegar ao fim, os clubes apontam agora para o nacional de corta mato, para a pista ao ar livre e para as restantes competições. 

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Alexandre Azevedo


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *