Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Atletismo: Campeonatos Nacionais de Corta Mato Longo – A grande participação vareira em resumo

Escrito por em 04/12/2024

Guimarães acolheu a 101ª edição dos campeonatos nacionais de corta mato longo. O percurso estava situado ao lado da pista de atletismo Gémeos Castro e terminava dentro da mesma. Desde as 09:30 até às 16:00 foram muito os atletas a entrar em ação. Quanto aos clubes e atletas de Ovar, mais uma vez, não desiludiram.

Na prova dos absolutos masculinos (veteranos M35 e sub-23 incluídos), na distância de 10kms, o melhor vareiro foi Filipe Ferreira, em representação do Vale de Cambra, ao alcançar a 73ª posição da geral e ser 6º classificado em M35. 

Na prova de absolutos femininos (veteranas M35, e sub-23 incluídas), na distância de 8kms, Mara Resende, em representação do GRECAS, foi a 53ª da classificação geral. 

Os grandes destaques das participações vareiras vão para a prova de estafeta mista e para as provas de veteranos. Na estafeta mista de 1500m, em que 2 homens e 2 mulheres percorrem cada um 1500m, o Clube de Atletismo de Ovar alcançou o primeiro lugar fora do pódio, ou seja, o 4º lugar.

Superado apenas por SL Benfica, Sporting CP e Maia AC, a formação vareira teve uma excelente prestação e, segundo António Branco, treinador e dirigente do CAO, “a prestação dos 4 atletas participantes foi muito boa, nunca desistiram e foram felizes no último percurso, porém todos estão de parabéns pois correram ao seu melhor nível.” Sérgio Paiva, Inês Gonçalves, Janik Lima e Carla Almeida compuseram o quarteto que andou sempre em 5º lugar até ao último percurso, quando a corredora Carla Almeida fez uma grande recuperação para colocar o clube de Ovar no top 4 da classificação. 

Nas provas dos veteranos, o Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai foi o grande campeão em masculinos. Mais uma grande prestação dos homens do clube de São João de Ovar, que têm em Vítor Oliveira, 3º M40, e Paulo Gomes, 1º M50, os seus grandes “pontas de lança”. Para além destes, António Fernandes, 2º M55, António Castro, André Adriano, Artur Rodrigues e Manuel Ferreira, também contribuíram ativamente para mais um título nacional da categoria de veteranos para o GDC Guilhovai, dando aos seus dirigentes um bom motivo para celebrar.

Em destaque e com uma excelente participação também esteve Fernando Santos, dos AFIS, que mais uma vez foi o campeão nacional de M80. António Nunes, em representação do Arada AC, foi top 10 da sua prova, e Américo Valente, dos Serviços Sociais da CMO, foi o 6º do seus escalão.

Nas veteranas femininas, a nível individual, as mulheres vareiras não se deixaram ficar e alcançaram dois pódios nacionais. Sandra Ferreira, do GDC Guilhovai, foi vice-campeã em F40, e Maria Costa, dos Serviços Sociais da CMO, foi vice-campeã em F60. 

Integrada no programa horário do Campeonato Nacional, havia uma prova interassociações para o escalão de sub-16. Tanto a AFIS, no lado feminino, como a ARVOR, no lado masculino, estiveram muito bem representados por Sofia Teixeira e Afonso Hernandez. Foram 5ª e 16º classificados, respetivamente, e contribuíram para que a Associação de Atletismo de Aveiro alcançasse o segundo lugar coletivo, melhorando a prestação do ano anterior. Certamente que foi uma experiência que ambos vão recordar e os vai motivar para continuarem a treinar. 

Os campeonatos nacionais só regressam no início de janeiro e o mês de dezembro traz as famosas são silvestres e o campeonato distrital de estrada que será noticiado por nós, como de costume!

Sérgio Paiva, do CAO, em ação na estafeta mista

Equipa do Guilhovai, campeã nacional de veteranos

Vítor Oliveira foi o 3º classificado em M40

[give_form id=”81006″]


Texto: Alexandre Azevedo
Imagens: Direitos Reservados


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *