Atletismo: Campeonatos Nacionais de Corta Mato Longo – A grande participação vareira em resumo
Escrito por AVfm em 04/12/2024
Guimarães acolheu a 101ª edição dos campeonatos nacionais de corta mato longo. O percurso estava situado ao lado da pista de atletismo Gémeos Castro e terminava dentro da mesma. Desde as 09:30 até às 16:00 foram muito os atletas a entrar em ação. Quanto aos clubes e atletas de Ovar, mais uma vez, não desiludiram.
Na prova dos absolutos masculinos (veteranos M35 e sub-23 incluídos), na distância de 10kms, o melhor vareiro foi Filipe Ferreira, em representação do Vale de Cambra, ao alcançar a 73ª posição da geral e ser 6º classificado em M35.
Na prova de absolutos femininos (veteranas M35, e sub-23 incluídas), na distância de 8kms, Mara Resende, em representação do GRECAS, foi a 53ª da classificação geral.
Os grandes destaques das participações vareiras vão para a prova de estafeta mista e para as provas de veteranos. Na estafeta mista de 1500m, em que 2 homens e 2 mulheres percorrem cada um 1500m, o Clube de Atletismo de Ovar alcançou o primeiro lugar fora do pódio, ou seja, o 4º lugar.
Superado apenas por SL Benfica, Sporting CP e Maia AC, a formação vareira teve uma excelente prestação e, segundo António Branco, treinador e dirigente do CAO, “a prestação dos 4 atletas participantes foi muito boa, nunca desistiram e foram felizes no último percurso, porém todos estão de parabéns pois correram ao seu melhor nível.” Sérgio Paiva, Inês Gonçalves, Janik Lima e Carla Almeida compuseram o quarteto que andou sempre em 5º lugar até ao último percurso, quando a corredora Carla Almeida fez uma grande recuperação para colocar o clube de Ovar no top 4 da classificação.
Nas provas dos veteranos, o Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai foi o grande campeão em masculinos. Mais uma grande prestação dos homens do clube de São João de Ovar, que têm em Vítor Oliveira, 3º M40, e Paulo Gomes, 1º M50, os seus grandes “pontas de lança”. Para além destes, António Fernandes, 2º M55, António Castro, André Adriano, Artur Rodrigues e Manuel Ferreira, também contribuíram ativamente para mais um título nacional da categoria de veteranos para o GDC Guilhovai, dando aos seus dirigentes um bom motivo para celebrar.
Em destaque e com uma excelente participação também esteve Fernando Santos, dos AFIS, que mais uma vez foi o campeão nacional de M80. António Nunes, em representação do Arada AC, foi top 10 da sua prova, e Américo Valente, dos Serviços Sociais da CMO, foi o 6º do seus escalão.
Nas veteranas femininas, a nível individual, as mulheres vareiras não se deixaram ficar e alcançaram dois pódios nacionais. Sandra Ferreira, do GDC Guilhovai, foi vice-campeã em F40, e Maria Costa, dos Serviços Sociais da CMO, foi vice-campeã em F60.
Integrada no programa horário do Campeonato Nacional, havia uma prova interassociações para o escalão de sub-16. Tanto a AFIS, no lado feminino, como a ARVOR, no lado masculino, estiveram muito bem representados por Sofia Teixeira e Afonso Hernandez. Foram 5ª e 16º classificados, respetivamente, e contribuíram para que a Associação de Atletismo de Aveiro alcançasse o segundo lugar coletivo, melhorando a prestação do ano anterior. Certamente que foi uma experiência que ambos vão recordar e os vai motivar para continuarem a treinar.
Os campeonatos nacionais só regressam no início de janeiro e o mês de dezembro traz as famosas são silvestres e o campeonato distrital de estrada que será noticiado por nós, como de costume!
[give_form id=”81006″]
Texto: Alexandre Azevedo
Imagens: Direitos Reservados