Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00


Atletismo: Meia-Maratona Cidade de Ovar vai à rua no domingo; Conheça todos os detalhes da prova

Escrito por em 01/10/2024

No próximo domingo, as ruas de Ovar serão o palco da Meia-Maratona da cidade. Um dos eventos desportivos do ano, levado mais uma vez a cabo pelos AFIS/Ovar. O clube organizador chamou a conferência de imprensa alguns dos protagonistas da prova, a AVfm esteve presente e traz-lhe a reportagem.

No passado dia 26 de Setembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar recebeu a conferência de imprensa da 34ª Meia Maratona Cidade de Ovar. O painel de intervenientes nesta conferência de imprensa contava com Domingos Silva, presidente da CMO, Alexandre Rosas, vereador do Desporto da CMO, Bruno Oliveira, presidente da UFO, Luís Gama, presidente dos AFIS, Mário Cordeiro, presidente da Associação de Atletismo de Aveiro, Bernardo Rocha e Mónica Silva, vencedores da 33ª edição da prova.

No lançamento da prova, foi Luís Gama, dirigente máximo do clube organizador, o primeiro a tomar da palavra. Foi dado destaque ao novo percurso que trará de volta ao centro da cidade uma boa parte da corrida e reflete a preocupação da organização em “facilitar a vida às pessoas que querem fazer a sua vida normal.” Apesar de se esperar mais público ao longo do percurso da meia-maratona, proporcionando um ambiente muito mais animado para os atletas, o presidente dos AFIS considera muito difícil que se bata o recorde da prova já que, atualmente, poucos atletas portugueses conseguem apresentar um nível que supere o tempo de 1h01m47seg, fixado por Luís Jesus.

Para além da prova rainha, o evento conta também com a caminhada, a Mini Maratona “Não à Droga” para os mais jovens e a Corrida do Azulejo com a distância de 10km. Quando questionado sobre qual seria o próximo passo na organização o presidente dos AFIS disse que, de momento, não tencionam trazer novas provas ou atividades e preferem focar-se naquelas que agora existem. A organização tem uma limitação humana que é natural já que todos os que contribuem para colocar o evento nas ruas são dirigentes do clube, integrantes da comissão organizadora ou voluntários. Porém, a edição deste ano é a primeira que se encontra integrada no circuito das Meias-Maratonas 5 Estrelas. O circuito das 5 estrelas é constituído pelas meias-maratonas mais antigas e prestigiadas de Portugal e o município de Ovar conta também com a Meia Maratona de Cortegaça neste lote.



Luís Gama – Presidente AFIS

Mário Cordeiro, presidente da Associação de Atletismo de Aveiro, aproveitou a ocasião para deixar um grande elogio aos mentores da prova vareira e felicitar a AFIS e o município de Ovar por mais uma edição desta histórica prova. Durante a sua intervenção, o presidente da AAA deixou a garantia de que tanto a associação distrital como o corpo de juízes da Associação de Aveiro querem ter em Ovar, no dia 6 do próximo mês, os seus melhores a auxiliar e ajuizar a prova porque a organização e o prestígio da mesma assim o merecem. Quando conversou diretamente connosco, Mário Cordeiro aproveitou para deixar os seus desejos para a época de 2024-2025, dizendo que espera que seja um exemplo e que a associação distrital pretende continuar a apoiar os clubes, em especial com o apoio de material.



Mário Cordeiro – Presidente Assoc. Atletismo Aveiro

Tal como de costume, estiveram presentes na Conferência de Imprensa os vencedores da última edição. Mónica Silva e Bernardo Rocha, ambos do Sport Comércio e Salgueiros, foram os mais rápidos em 2023 e pretendem voltar a sê-lo este ano.

A fundista vem de um 3º lugar na meia-maratona de Belfast mas promete vir a Ovar para lutar pela vitória, numa prova em que a sua principal preocupação será o primeiro lugar já que, na opinião da atleta, o novo percurso, corrido maioritariamente no centro da cidade, ainda não deu garantias de ser propício a grandes tempos. A mudança de calendário da Federação Portuguesa de Atletismo trouxe o período de transferências para a segunda quinzena de Setembro fazendo com que Ovar seja palco de muitasestreias clubísticas para vários atletas, como é o caso de Mónica Silva que nos afirmou que se vai transferir do clube do Porto.



Mónica Silva – Vencedora de 2023

Em relação a Bernardo Rocha, o jovem atleta ainda não tem a certeza se vai continuar a vestir o vermelho do Salgueiros na próxima época, mas teria muito gosto em continuar a fazê-lo. Apesar de ter vencido a edição do ano passado, a época 2023/2024 do atleta ficou marcada por uma cirurgia em dezembro e um longo período de afastamento da competição. Recentemente contraiu uma lesão no joelho, mas já está de volta aos treinos. Contudo, à data da nossa conversa ainda não sabia se participaria na prova.

Uma coisa é certa, se participar será para competir e defender a vitória do ano transato até onde der e ainda deixou uma garantia de futuro: continuar a treinar para elevar o seu nível competitivo e poder apresentar-se em forma para um dia bater o recorde da prova que, como já dissemos, está fixado na casa da 1 hora e 1 minuto, um feito muito difícil para a larga maioria de fundistas portugueses.



Bernardo Rocha – Vencedor de 2023

Presença assídua na prova e também no pódio, a fundista Carla Martinho, do Recreio Desportivo de Águeda, promete desfrutar da competição sem esquecer o caráter competitivo. O dia 6 de Outubro será importante já que a corredora tenciona competir na meia-maratona de Valência e a prova de Ovar vai ser um teste para a competição homóloga em Espanha, onde Carla Martinho pretende estabelecer um novo recorde pessoal, que será também um recorde nacional do escalão Veteranas + 45.



Carla Martinho – Atleta do RD Águeda

Numa organização desta envergadura, o apoio das autarquias é fundamental e é aí que a Câmara Municipal de Ovar e a União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente desempenham o seu papel. Domingos Silva prometeu que a CMO continuaria a apoiar os AFIS e restantes associação do município sem nunca as substituir pois, no entendimento do Presidente, “as associações são quem sabem fazer e fazem bem. O papel da CMO é de auxiliar as associações e dar-lhes os meios para fazerem e não fazer por elas.” Também o Presidente da UFO, Bruno Oliveira, prometeu continuar a apoiar a associação e desejou sucesso para dia 6 de Outubro.

A 34ª edição da Meia Maratona “Cidade de Ovar” vai para a rua a 6 de Outubro e tem a partida marcada para o mítico jardim dos campos. Para além dos atletas supra citados estarão nas ruas de Ovar nomes como João Almeida, Luís Saraiva, Fábio Oliveira, Fernando Serrão e Lounes Benamara, tal como a apresentadora televisiva Isabel Silva. Posteriormente, a prova terá transmissão na RTP 2 e na Bola TV.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *