Atropelamento de Gineta na EN 327 leva Amigos do Cáster a pedir atenção aos condutores
Escrito por AVfm em 21/04/2021
Durante o passado fim de semana, houve um atropelamento mortal de uma Gineta na Estrada Nacional 327, na ligação entre as localidades da Torreira e de São Jacinto.
Registando fotograficamente o incidente, a Associação Ambientalista Amigos dos Cáster, de Ovar, aproveitou para sensibilizar os condutores para uma atitude mais atenta nas estradas da região que, ao atravessarem ecossistemas, colocam a vida de animais selvagens em risco.
Admitindo que a espécie não se encontra em vias de extinção, a associação vareira relembra que toda a comunidade deve estar atenta à sua proteção, contribuindo para que a população da espécie não seja afetada.
A Gineta
A Gineta, cujo nome científico é Genetta genetta, é um mamífero com origem africana, tendo uma presença abundante em Portugal e em toda a Europa.
A Gineta é caracterizada pelo seu pelo acinzentado com manchas pretas, formando um padrão único em cada espécime. O seu corpo, que relembra um gato, é mais longo e esguio e a sua cauda comprida e felpuda intercala anéis cinzentos e pretos.
A Gineta adulta pode pesar entre 1,2kg e 2 kg. O corpo pode medir até 60 cm, com a cauda a atingir os 50 cm. As suas patas possuem 5 garras curtas, finas e semi-retrateis.
As fêmeas chegam a parir 2 ou 3 crias por ninhada e preferem uma concavidade de uma árvore como ninho. A Gineta atinge a maioridade com cerca de um ano de idade. No seu habitat natural, pode viver cerca de 10 anos.
A espécie habita em zonas arborizadas, com rochas e perto das linhas de água. Movimenta-se durante a noite, alimentando-se de frutos, répteis e insetos.