Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00


Aurélio Gomes candidata-se à Junta de Freguesia de Esmoriz pelo CDS

Escrito por em 12/08/2021

Aurélio Gomes é o cabeça de lista da candidatura do Centro Democrático Social de Ovar (CDS) à Junta de Freguesia de Esmoriz, nas próximas eleições autárquicas, agendadas para 26 de setembro próximo.

O candidato nasceu na Freguesia de Esmoriz, no ano de 1952. Os seus primeiros anos de formação escolar foram concluídos na Escola Básica da Relva, localizada na cidade esmorizense.
Aos 9 anos de idade emigrou para Angola, onde continuou os estudos, terminando a sua formação na Escola Industrial de Luanda, currículo equivalente ao atual 9º. ano, comparação que entende ser “um pouco redutora“.

Começou a trabalhar aos 16 anos e, aos 20, iniciou o serviço militar. Em 1974, ainda vestindo a farda, matriculou-se no Ensino Superior no Instituto Industrial de Luanda. A Revolução do 25 de Abril, viria a desmoronar todos os planos, acabando por regressar à sua terra natal já casado.

Quando chegou, encontrou a freguesia com gente dinâmica nas autarquias, nas associações e no meio empresarial. Em 1993 presenciou a elevação de Esmoriz a cidade. Após esse marco, entende que “o empenho autárquico começou a definhar, dando lugar a vaidades e muita passividade”. Embora o meio empresarial e as associações continuassem a crescer, Aurélio Gomes recorda que se começou a perder a mística política, a par do orgulho esmorizense.

Encontrando dificuldades em arranjar trabalho, Aurélio Gomes resolveu trabalhar por conta própria e, em 1986, formou uma Sociedade que perdura até aos dias de hoje. Atuando na área da construção civil, acabaria por sobreviver à crise nacional ocorrida entre 2009 e 2012, que acabou por fazer desaparecer tantos outros que contribuíram para o crescimento e a urbanidade de Esmoriz.

No que respeita ao associativismo, passou pelo futebol do Sporting Clube de Esmoriz, pelo período de uma epoca. Posteriormente, com os filhos a ingressar na catequese, começou a sua caminhada religiosa na Igreja Católica, tendo, em 1987, participado num cursilho de Cristandade em forma de retiro de três dias. Desde então pertence ao Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC).

O MCC volta-se para os valores humanos, para a família, para o ambiente e para sociedade em todas as suas vertentes, valorizando sempre a seriedade, a caridade, a comunhão, e o espírito de servir gratuitamente. Nesta linha, o candidato admite ser influenciado a entrar nas lides políticas, entendendo que “se não estiverem lá pessoas sérias disponíveis a servir, estarão lá os profissionais políticos para se servirem”.

A vontade de servir levou-o a aceitar o convite para ser militante do CDS, pertencendo à concelhia de Ovar há vários anos e, recentemente, aceitando o convite para se candidatar à Junta de Freguesia de Esmoriz.

É meu desejo, caso os Esmorizenses assim o entendam, começar a reabilitar a Cidade de Esmoriz, no que diz respeito às infraestruturas, à arborização, aos equipamentos, etc. Enfim, começar a trabalhar para devolver o orgulho de ser Esmorizense, e para melhorar a qualidade de vida dos que vivem ou passam algum tempo em Esmoriz.

assegura o candidato

Aurélio Gomes acredita que a sua experiência de vida, como empresário a gerir inúmeras dificuldades, habituado a liderar grupos de pessoas, a par do know-how adquirido ao longo dos anos, dá-lhe a confiança e a garantia de que conseguirá resultados muito positivos para a cidade, caso seja eleito.

O CDS, em Ovar, concorre aos seguintes órgãos autárquicos, com os respetivos cabeças de lista:


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *