Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Autarquia levou jovens à Base Aérea de Maceda para aprenderem a pilotar drones

Escrito por em 30/09/2022

No passado sábado, dia 24 de setembro, decorreu uma sessão de “Introdução ao Voo com Drone”, inserida nas atividades da 2ª edição do “Ovar Youth Robotics”, programa de formação em Robótica e Programação promovido pela Câmara Municipal de Ovar (CMO), através do seu Serviço de Juventude.

A iniciativa possibilitou que os jovens participantes montassem um drone, conhecessem os cuidados a ter para o operar no espaço público e aprendessem a pilotá-lo em segurança.
A atividade gratuita decorreu na Base Aérea de Maceda, tendo as vagas limitadas esgotado rapidamente.

Ruben Ferreira, Vereador da autarquia com o pelouro da Juventude, afirmou que foi idealizada “uma experiência como nunca se fez em Portugal”, justificando:

Primeiro, por acontecer numa base militar;
segundo, por ter a própria Força Aérea a explicar o funcionamento do espaço aéreo;
terceiro, por os jovens terem uma “missão” a desempenhar com o drone para aprenderem a pilotá-lo; e

quarto, por os jovens ficarem com o drone que montaram, para si, de forma gratuita, como oferta da Câmara Municipal de Ovar”.

A “Introdução ao Voo com Drone” começou com a intervenção de abertura do Comandante do Aeródromo de Manobra Nº. 1, Tenente Coronel Rui Veloso Rocha, que sublinhou a importância de os equipamentos serem manobrados em segurança, tanto para o utilizador, como para as outras pessoas. Seguiu-se uma explicação, pela Força Aérea, sobre o funcionamento do tráfego aéreo.

Posteriormente ocorreu a formação promovida pela autarquia sobre o funcionamento dos drones, os conceitos de segurança, os cuidados a ter, a responsabilidade do piloto, o direito de privacidade e os passos a dar para reportar acidentes.

Após a parte teórica seguiu-se a componente prática, com os jovens a montarem o respetivo drone, oferecido pela autarquia, e a aprenderem a pilotá-lo em segurança, em pistas e hangares da Base Aérea de Maceda.

No final, foram vários os testemunhos dos participantes que elogiaram a iniciativa.
Destaque para uma jovem que afirmou ter-se tratado “de uma experiência única, que nunca vou esquecer” e de outro que garantiu ter sido “fantástico voar o drone numa base militar e depois ainda recebê-lo como oferta da Câmara Municipal”.

Esta atividade formativa encerra a edição de 2022 do programa “Ovar Youth Robotics” que, este ano, já tinha contado com duas sessões do workshop “Cria Grátis o Teu Robot”, realizadas em Ovar e em Arada.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Ovar Jovem
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *