Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:10

Atual

Noticiário

16:00 16:10


Basqueiral apresenta-se em Santa Maria de Lamas para mais uma edição alternativa, eclética e interventiva

Escrito por em 15/06/2023

Está de regresso mais uma edição do festival de música alternativa Basqueiral, a Santa Maria de Lamas.
O evento é organizado pela Basqueiro – Associação Cultural e pelo Museu de Lamas, e tem vindo a procurar, a cada edição, ser mais ruidoso, eclético e interventivo. O cartaz, mais internacional do que nunca, contará com diversos estilos de artistas locais, nacionais e internacionais a confundir os “rotuladores compulsivos”.

Nos dias 16 e 17 de junho, o Basqueiral regressa, assim, ao ambiente característico entre as árvores e o património arquitetónico dos Jardins do Parque, Igreja e Museu da localidade; num espaço preparado a preceito para receber o evento multidisciplinar, artistas, amigos, intervenção e afetos.

A edição de 2023 surge com um novo formato, acrescentando o Palco Capela aos já existentes Palco Museu, Palco Tendinha dos Clérigos e Palco Missa Alternativa.

O cartaz é constituído por 13 bandas, aliando nomes consagrados com projetos emergentes. São eles: Mão Morta, M(h)aol (Irl), Três Tristes Tigres, Petbrick (Uk), Sereias, Baba Ali (Uk), Indignu, Dame Area (Esp), Cobrafuma, Alex Silva (Esp), Unsafe Space Garden, Angélica Salvi (Esp) e AZIA.

O passe geral encontra-se, nesta reta final, a 35 €uros, podendo ainda ser adquirido na Bilheteira Online. Nos dias do evento, os ingressos diários terão o valor de 25 €uros e só poderão ser comprados no local.
As crianças até aos 10 anos (inclusive) não pagam entrada e podem aceder livremente, acompanhadas por adultos, a uma experiência que seguramente recordarão mais tarde.

Os festivaleiros com passe geral têm também acesso gratuito e exclusivo ao Parque de Campismo, junto ao recinto do Basqueiral.

A extensão artística do festival de música estará mais uma vez presente.
Em 2023, o Basqueirart explora a “Sociedade do Cansaço”, estando prevista uma exposição de fotografia especialmente concebida para se estrear durante os dias do Festival e um conjunto de instalações artísticas distribuídas pelas salas do Museu de Lamas.
A mostra estará disponível até 24 de setembro.

Esta componente artística e interventiva tem vindo a elevar o evento para novos patamares extra-musicais. Recorde-se que em 2021 apresentou a Exposição “Living Among What´s Left Behind” do fotojornalista, premiado pela World Press Photo, Mário Cruz e em 2022, numa estreia exclusiva em Portugal, a exposição “A Rota do Mediterrâneo” da Agence France Press.

Os mais novos poderão também usufruir de uma programação específica – o Basqueiral Júnior. No sábado à tarde, Marionetas Rui Sousa irá vestir as suas personagens a rigor para um festival alternativo.
Até aos 12 anos (inclusive) a entrada é gratuita. Já os adultos, só com o ingresso para o festival.

Para os fãs do alternativo e do Basqueiral, o evento já começou há muito, com dois Warm Up, a 1 de Abril e a 3 de Junho, levando 5 bandas ao espaço museológico, nomeadamente Amuleto Apotropaico, Sindicato do Credo, Lonzdale’s Fantasy, Kurtis Klaus Essemble e Máquina.
Confere alguns momentos dos Warm Up #1 e #2 do Basqueiral 2023:

  • Warm Up #01 – 1 de Abril
« de 104 »
  • Warm Up #02 – 03 de Junho

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *