Basquetebol Alvinegro sem garras para o do Leão
Escrito por AVfm em 03/10/2021
No regresso do público aos jogos oficiais da Ovarense Basquetebol na Arena de Ovar, os alvinegros receberam o Sporting CP para o arranque da Liga Betclic e não foram capazes de aguentar a toada dos campeões nacionais, perdendo por 69-88.
Apesar de ter vencido o segundo e quarto quarto, a Ovarense viu-se prejudicada por uma entrada a frio no jogo e, principalmente, pelo recomeço de etapa complementar da partida. O terceiro período foi de difícil abordagem para os comandados de João Tiago Silva, que viram o Sporting amealhar um parcial de 14-0 e perderam o período por esclarecedores 28-9.
No cômputo geral da partida, embora haja sinais de que esta será uma Ovarense competitiva (algo que já tinha ficado patente na apresentação perante o Benfica), ainda se nota um trabalho em andamento e não finalizado. A maior pecha do jogo vareiro terá mesmo estado no capítulo dos turnovers, com uma Ovarense que permitiu 25 ao longo de todo o encontro, gerando 25 pontos para os leões.
Ainda sem Pedro Oliveira (lesionado) e sem o reforço norte-americano que substituirá Steven Browning no plantel, os destaques individuais da Ovarense recaíram sobre Nikola Tadic e Kameron Chatman. O gigante sérvio acabou mesmo o desafio com um duplo-duplo, fruto de 15 pontos, 10 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola; já Chatman teve também números interessantes, conquistando 17 pontos, 3 ressaltos, uma assistência e 3 roubos de bola.
Do lado contrário, João Fernandes, antigo jogador da Ovarense e agora no Sporting, regressou a uma casa que bem conhece e, com apenas 22 minutos em campo, fez 13 pontos (66% e 80% em lançamentos de campo e livres), ganhou 6 ressaltos, assistiu 4 vezes e efetuou um roubo de bola. Para além do camisola 13 dos forasteiros, e embora os minutos em campo por parte do Sporting tenham ficado bastante distribuídos pelos convocados, os inevitáveis Travante Williams e Micah Downs foram também dois dos maiores quebra-cabeças para a Ovarense.
A Liga Betclic regressa com a sua 2ª jornada já no próximo dia 9, com uma viagem da Ovarense a solo açoriano, onde vai encontrar o Lusitânia. Recorde-se que, também na 1ª jornada, os insulares vieram a Ílhavo bater o Illiabum de Nuno Manarte por 89-83 e abriram o campeonato com o pé direito.
A visita à Ilha Terceira marca o arranque de um mês de Outubro extremamente atarefado para a Ovarense. Depois de jogarem com o Lusitânia, a Ovarense recebe FC Porto, viaja a Guimarães para encontrar o Vitória SC, regressa à Arena para a receção à Académica e fecha o mês com uma deslocação ao Algarve, onde jogará com o Imortal de Albufeira.
A Rádio AVfm este na Arena de Ovar e fez cobertura da estreia da Liga Betclic com relato em direto do Ovarense-Sporting. No pós-match estivemos à conversa com os técnicos, ouça as respetivas entrevistas:
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente