Faixa Atual

Título

Artista

Atual

RockStuff

00:00 02:00

Atual

RockStuff

00:00 02:00


Basquetebol e Arte cruzam-se com a natureza no Parque Urbano de Ovar. Campos “3×3 BasketArt” inaugurados no sábado

Escrito por em 12/07/2022

O Município de Ovar juntou-se oficialmente ao projeto “3×3 BasketArt”, iniciativa liderada pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), que conta com o apoio da International Basketball Federation (FIBA).

O objetivo principal passa por promover a modalidade e o desporto em geral, sobretudo nas camadas mais jovens da população. Uma bola, duas equipas de três elementos e uma tabela são os requisitos básicos para bons momentos desportivos e de lazer.

Encarada de forma mais séria, a modalidade de “3×3” começa a afirmar-se como uma categoria de excelência, estreando-se como opção olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
As entidades desportivas caracterizam este formato de jogo como sendo mais simples e menos exigente para os atletas. Não necessitando de grandes recursos, tais como recintos, pavilhões ou balneários, pode ser praticado em qualquer região, com um mínimo de participantes. O “Basquetebol 3×3” é ainda considerado o desporto de rua mais praticado do planeta.

As Regras do “3×3” são definidas pela FIBA:

  • Jogo realizado em meio-campo de basquetebol,
  • 2 equipas de 3 jogadores e 1 suplente por equipa,
  • 12 segundos de tempo máximo para atacar,
  • Não existem descontos de tempo, pausas após cesto ou intervalo,
  • Vence a 1ª equipa a atingir os 21 pontos ou a que possuir melhor pontuação ao fim de 10 minutos,
  • Em caso de empate, vence a equipa que conquistar os primeiros dois pontos no prolongamento,
  • Sempre que a bola sai do recinto é reposta na zona central atrás do arco, sendo entregue pela defesa ao ataque.
Ilustração do piso dos campos “3×3 BasketArt” de Ovar

O projeto junta a arte ao desporto, já que todos os campos são personalizados com uma ilustração de “street art” única, por norma idealizada por artistas locais. As localidades aderentes definem o espaço para a instalação dos equipamentos, desde que sejam exteriores, seguros, urbanos e acessíveis. Em Ovar, o Parque Urbano da cidade foi a opção da autarquia, tendo aí sido instalados dois campos que partilham o novo piso e a ilustração.

O Colectivo Terylene, chamado a intervir, teve um papel preponderante no resultado final do projeto, tendo funcionado como o elo de ligação entre os artistas e as entidades oficiais.

O convite feito ao ilustrador Paulo Salvador Lopes, dono de um portefólio impressionante, cidadão da “nossa terra” e conhecedor da história do município, impunha que desenvolvesse uma imagem que identificasse e prestasse homenagem a Ovar e à sua comunidade. Daí surgiu a ideia e a maquete onde o mítico pugilista Santa Camarão aparece a socar uma bola de basquetebol!

Uma vez aprovado o conceito, foi estabelecida a ponte com Paulo Martinez, outro artista talentoso, com muita experiência em pintura de murais. Seria ele a transferir a ilustração do papel para um piso com 42 metros de largura. Numa iniciativa anterior, Paulo Martinez já havia deixado a sua marca na cidade de Ovar: é ele o autor da Gaivota presente numa das paredes do parque de estacionamento Júlio Dinis.

Além dos artistas, na inauguração dos campos estiveram presentes Pedro Braga da Cruz (presidente da AM e ex-dirigente da Ovarense Basquetebol), Salvador Malheiro (presidente da CMO), Domingos Silva (vice-presidente), Alexandre Rosas (vereador da cultura e do desporto), Rúben Ferreira (vereador da juventude), Bruno Oliveira (presidente da UFO) e Mário Leite (ex-jogador e treinador da modalidade, atualmente na Divisão de Desporto da CMO), entre outras figuras locais.
Também Rui Dias (vice-presidente da FPB), Bruno Fangueiro (presidente da ABA) e vários representantes da Ovarense Basquetebol se associaram ao momento.

Depois das intervenções iniciais, procedeu-se ao descerrar da placa de inauguração do espaço, com basquetebolistas da Ovarense a estrear, logo de seguida, com entusiasmo, os novos cestos!

A infraestrutura recém-inaugurada receberá já neste domingo, dia 17, um torneio da modalidade, promovido pela FPB. Conheça as regras, os prémios e outros pormenores em Play FIBA 3×3.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *