Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Basquetebol: Ovarense ataca a exigência da nova temporada com muitos reforços no plantel

Escrito por em 18/08/2023

O defeso da Ovarense Basquetebol tem sido movimentado, com muitas entradas e outras tantas saídas. A equipa às ordens de João Tiago Silva pretende ser competitiva na próxima época e traz consigo o legado de uma final de Taça da Liga e ainda uma presenças nas meias-finais da Liga na época passada.

A Liga Betclic 2023/24 arranca apenas no fecho de setembro mas a Ovarense já tem o seu plantel quase definido. Com uma (praticamente) nova fornada de estrangeiros, o clube alvinegro também se reforçou no que a portugueses diz respeito e procura ter soluções ainda mais homogéneas para o ataque à temporada.

No capítulo das continuidades, há 6 renovações a registar. Desde logo a de Cristóvão Cordeiro, o capitão da Ovarense que, aos 33 anos, segue para 13.ª época consecutiva ao serviço do clube.

Nuno Morais, Rodrigo Soeiro e Rúben Sona também continuarão a jogar no emblema da sua formação, bem como Gustavo Teixeira e Antonio Woods. O primeiro procura regressar após uma lesão prolongada que o afastou durante praticamente toda a época transata; já o segundo é o único estrangeiro de 22/23 a continuar a vestir a camisola da Ovarense.

Fora dos planos para o novo plantel estão André Palavra e Pedro Pinto (seguiu para o Illiabum), que se despedem assim do clube que representaram durante toda a carreira. Também de saída estão os norte-americanos Jacoby Armstrong, Brandon Peel, Jordan Robertson e Isaiah Jonhson, todos eles bastante importantes na época bem conseguida da Ovarense.

A nova Ovarense far-se-á de, pelo menos, 6 reforços. Jeremiah Bailey e Xavier Smith, extremos; Jalen Jenkins e Diogo Monteiro, extremo/postes; e Efe Odigie e Jonathan Silva, postes.

Jeremiah Bailey é um extremo de 24 anos, conhecido pela sua capacidade física e versatilidade. Com 198 cms, atuava na Liga do Reino Unido – conhecida pela sua competitividade -, nos escoceses do Caledonia Gladiators, quarto classificado da fase regular.

Por seu turno, Xavier Bailey, também de 24 anos, chega da Eslováquia, onde jogava pelo Iskra Svit. O norte-americano vai somar a segunda experiência em solo europeu e traz como cartão de visita uma média de 14,8 pontos na liga da Europa central.

Jalen Jenkins também pode atuar como extremo, mas foi identificado na sua apresentação como um poste de 201 cms bastante capaz de ajudar a Ovarense na luta das tabelas. Não é um desconhecido dos adeptos portugueses, pois foi uma das figuras do Imortal em 2020/21, onde acumulou média de 14 pontos e 9 ressaltos. Aos 28 anos, chega a Ovar depois de épocas passadas na Islândia, Suécia e Bulgária.

A completar o grupo de estrangeiros está Efe Odigie, o menos experiente dos novos atletas estrangeiros alvinegros. Aos 22 anos, o poste de 206 cms oriundo do Texas encara em Ovar o seu primeiro desafio profissional, tendo feito a sua formação nos escalões universitários da Pensilvania, nos Spartanburg Methodist Pioneers.

Já no que diz respeito aos novos comunitários da Ovarense, a estrutura do clube apostou, até ao momento, na irreverência da juventude.

A chegar estão os jovens postes Diogo Monteiro e Jonathan Silva. Diogo Monteiro, 20 anos, atuava na ProLiga ao serviço do Galitos de Aveiro, tem formação no FC Porto e terá a sua primeira experiência no principal escalão do basquetebol nacional; já Jonathan Silva é ainda mais jovem, 19 anos, e é um promissor brasileiro que vem dos algarvios do Imortal.

Há ainda o forte rumor de que Pedro Catarino poderá chegar do Esgueira para reforçar a posição de base. Aos 32 anos, seria ainda um reforço de peso para Ovarense: é um internacional português com provas dadas e passagens bem sucedidas (entre outros) por Oliveirense, Sporting ou FC Porto.

A equipa às ordens de João Tiago Silva preencherá o final de agosto e início de setembro com jogos e torneios particulares. Já o primeiro duelo oficial está agendado para o dia 23 de setembro, quando a Ovarense viajar até Guimarães para enfrentar o Vitória SC na primeira jornada da Liga Betclic.

A estreia em casa acontecerá logo no fim-de-semana seguinte. Um jogo grande na Arena de Ovar, com a receção da Ovarense ao Sporting CP.

Tal como em anos anteriores, a Rádio AVfm acompanhará a época da Ovarense Basquetebol com a exclusividade dos relatos dos seus jogos nos 98.7FM, bem como menções frequentes no “Passe de Letra” e na seção desportivo do seu site.

OVARENSE BASQUETEBOL
Plantel: Render Woods, Rúben Sona, Gustavo Teixeira, Nuno Morais, Jeremiah Bailey (ex-Caledonia Gladiators, Escócia), Rodrigo Soeiro, Xavier Smith (ex-Iskra Svit, Eslováquia), Jalen Jenkins, Efe Odigie (ex-Spartanburg Methodist Pioneers, EUA), Cristóvão Cordeiro, Diogo Monteiro (ex-Galitos), Jonathan Silva (ex-Imortal).
Treinador: João Tiago Silva

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *