Basquetebol: Ovarense passa com distinção em Oliveira de Azeméis e está na Final 4 da Taça Hugo dos Santos
Escrito por AVfm em 09/04/2025
Um jogo personalizado, onde corrigiu praticamente todos os parâmetros que a fizeram sair derrotada no sábado passado. A Ovarense venceu a Oliveirense, em Oliveira de Azeméis, e garantiu, de forma invicta, o 1.º lugar do Grupo C da Taça Hugos dos Santos e o respetivo acesso direto à Final 4 da competição.
Foi com uma resultado final de 71-82 que a Ovarense fez a festa no Pavilhão Dr. Salvador Machado. Desde cedo que se percebeu que esta seria uma equipa alvinegra com a lição bem estudada e, pese embora a boa entrada dos unionistas – que abriram o jogo com 3 triplos convertidos -, a Ovarense nunca baixou a guarda.
Muito mais certeira na linha de 3 pontos do que no duelo de sábado (onde só conseguiu concretizar 4 triplos em 45 minutos) e a mostrar-se muito mais contida no que a faltas efetuadas diz respeito (mas não menos agressiva defensivamente), a Ovarense manteve em si a boa percentagem nos lançamentos de 2 pontos e a divisão de despesas com o seu adversário na luta de ressaltos. Um receita perfeita para cavar vantagens sobre uma Oliveirense que, a certo ponto do encontro, pareceu não ter argumentos para parar a força vareira em campo.
Ao intervalo, fruto de dois parciais de 14-21, a Ovarense vencia por 28-42. Uma vantagem de 14 pontos que acabaria por ser reduzida no arranque da segunda parte, num terceiro período de poucos cestos (12-9) mas onde a Oliveirense conseguiu descontar para a margem dos 11 pontos de diferença.
Nada que atemorizasse a formação às ordens de João Tiago Silva, que continuou a carburar na primeira metade de último quarto e chegou a ter 19 pontos de vantagem. A fechar, com alguma descompressão defensiva da Ovarense, a Oliveirense ainda conseguiu aproximar novamente para a diferença de 11 pontos – sem nunca beliscar uma vitória totalmente justa dos de Ovar em casa do seu rival.
Sem estatísticas oficiais no encontro, salta à vista a boa performance na linha de 3 pontos dos alvinegros, com Alex Thompson a mostrar-se providencial na hora de atirar ao cesto. Também com triplos importantes estiveram jogadores como Delaney Blaylock, Render Woods, Gustavo Teixeira e Rodrigo Soeiro.
Daniel Oladapo voltou a ser um elemento crucial para a Ovarense na luta das tabelas e acabou mesmo o encontro como o melhor pontuador alvinegro. Ainda assim, o melhor marcador do jogo terá mesmo sido Malik Morgan, da Oliveirense, um dos mais inconformados no conjunto da casa.
Com 3 vitórias em 3 jogos (Esgueira, Galomar e Oliveirense), a Ovarense avança de forma direta para a Final 4 da Taça Hugo dos Santos. Já a Oliveirense terá um caminho mais complicado para lá chegar: terá de jogar os quartos-de-final contra um do segundos classificados dos outros 2 grupos da competição – possivelmente um dos chamados “3 grandes”.
Depois de ter perdido para a Liga Betclic contra o mesmo adversário, a Ovarense trabalha agora sobre uma vitória importante e vai ainda tentar um lugar nos 4 primeiros da classificação da fase regular – embora o seu calendário seja apertado. No próximo domingo, joga em casa do Imortal, no Algarve; na mesma jornada em que a Oliveirense, o seu rival direto na classificação, recebe o Galitos, uma das boas surpresas da Liga desta época.
Ovarense GAVEX – João Tiago Silva
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva