Basquetebol: Uma Ovarense demolidora a abrir; Alvinegros vencem jogo 2 com primeira parte de sonho e adiam a decisão do playoff
Escrito por AVfm em 15/05/2025
Diante de uma Arena de Ovar a apoiar do primeiro ao último segundo e contra uma Oliveirense apostada em fechar as contas dos quartos-de-final do playoff no jogo 2, a Ovarense mostrou-se a grande nível num jogo de dificuldade máxima. Os alvinegros entraram demolidores no primeiro quarto, protagonizando os melhores 10 minutos de toda a temporada e encaminharam, desde cedo, uma vitória que acabaria por confirmar-se. O 92-77 força a decisão para o jogo 3, que acontece sábado, em Oliveira de Azeméis.
Com Rodrigo Soeiro a fazer o jogo de uma vida, a Ovarense entrou a aplicar um verdadeiro corretivo à Oliveirense. Um primeiro quarto perfeito para os vareiros e que se cifrou num 34-12, misturando triplos a sair em catadupa, capacidade e entrega defensiva de alto gabarito e uma Arena em total delírio com a exibição da sua Ovarense.
Totalmente estonteada, a Oliveirense apenas conseguiu aplicar o seu jogo a partir do segundo quarto. De facto, nos primeiros 5 minutos do segundo período, os unionistas encetaram uma pequena recuperação, mas logo viram a Ovarense retomar a “mão quente” no ataque nos minutos que antecederam o intervalo.
Com 10 triplos em 17 tentativas e uma percentagem de eficácia de tiro exterior a roçar os 60%, a Ovarense não só dominava o encontro nos lançamentos de campo como até estava mais eficaz nos lances livres. Ao intervalo, com um 48-30, a equipa às ordens de João Tiago Silva tinha uma sólida vantagem de 18 para gerir na etapa complementar.
Novamente sem Render Woods (lesionado), a Ovarense alicerçou-se na prestação de Gustavo Teixeira – que acabou com os melhores números nos locais – para continuar a jogar ao nível de um rival em recuperação. Do lado contrário, a equipa de João Figueiredo também não contava com os contributos de Litos Cardoso e Onno Steger, mas foi em crescendo na segunda parte e, depois de ter vencido o terceiro período (23-26), chegou a reduzir as distâncias para apenas 6 pontos no quarto quarto.
Porém, com cerca de 3 minutos para jogar, a Ovarense voltou à carga e cresceu outra vez vez para uma vantagem sólida. Na linha de lance livre, com várias concretizações, os alvinegros acabaram por cavar novamente diferenças para a casa dos dois dígitos, fechando mesmo o encontro com uma distância de 15 pontos a seu favor. Um 92-77 que traz justiça ao resultado e força o jogo 3, que servirá de tira-teimas entre as duas equipas.
Ovarense GAVEX – João Tiago Silva
UD Oliveirense – Diogo Araújo
Embora não tenha terminado com os melhores números do encontro, Rodrigo Soeiro foi eleito MVP Rádio AVfm da partida. Com apenas 22 minutos em campo, o camisola 13 da Ovarense mostrou todas as suas qualidades defensivas e ainda complementou o seu jogo com um enorme contributo ofensivo – terminou com 23 pontos (2/2 L2, 5/7 L3 e 4/5 LL), 1 ressalto e uma assistência.
Gustavo Teixeira foi também – e mais uma vez – uma grande referência no jogo da Ovarense, anotando 23 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências. Do lado da Oliveirense, e tal como no jogo 1, Deontae Hawkins foi o melhor com um duplo-duplo de 17 pontos, 10 ressaltos e uma assistência.
No próximo sábado, o jogo 3 decidirá quem segue para as meias-finais da Liga Betclic e deixará para trás a outra equipa. O duelo decisivo decorre no Pavilhão Dr. Salvador Machado, casa da Oliveirense, a partir das 18H00.
Nas meias-finais está já o Benfica (2-0 em jogos diante do Vitória SC); hoje poderão ficar conhecidos mais dois semifinalistas, no caso de vitórias fora de casa de Porto e Sporting sobre, respetivamente, Imortal e Galitos do Barreiro.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva