Bateiras e Moliceiros fizeram-se à água na Murtosa, em competições integradas na Festa do Emigrante
Escrito por AVfm em 11/08/2022
O Município da Murtosa promoveu , de 4 a 7 de agosto, a Festa do Emigrante, evento que pretende homenagear os emigrantes, sobretudo os locais, num período em que, tradicionalmente, estão de visita à sua terra natal.
A programação da iniciativa contemplou um conjunto diversificado de atividades, de cariz cultural, social, histórico e identitário, desde concertos de fado a inaugurações de exposições, passando por apresentações de livros, feira e tasquinhas, arraial popular e as famosas regatas de embarcações.
Ao início da tarde de 6 de agosto, o Cais do Bico, na Murtosa, encheu-se de espectadores para assistir à Corrida de Bateiras à Vela, que contou com a participação de mais de 30 embarcações tradicionais.
Na Classe A, constituída por embarcações até 7 metros de comprimento, o vencedor foi Jorge Vieira. Já na Classe B, com bateiras de maior dimensão, Arménio Pereira foi o campeão.
No domingo, dia 7, foi vez do Cais do Bico receber os Moliceiros, com a Regata destas embarcações a ser o ponto alto do programa da Festa do Emigrante.
Numa competição exigente, devido à quase ausência de vento, o moliceiro “José Miranda”, do jovem arrais José Pedro Miranda, voltou a alcançar o primeiro lugar, depois da vitória na Regata Torreira-Aveiro, realizada em julho passado.
Na classificação seguiram-se as embarcações “Câmara Municipal da Murtosa” (2º.), “Marco Silva” (3º.), “O Conquistador” (4º.) e “A. Rendeiro” (5º.). Nas Réplicas, o 1º classificado foi “O Mole”, seguindo-se o “Pequenito”.
Confira o registo fotográfico dos melhores momentos da Regata de Barcos Moliceiros:
[give_form id=”81006″]