Betinha ainda tentou, mas Sara claudicou no empate da Ovarense em Fiães
Escrito por AVfm em 28/11/2020
Depois de vários adiamentos, finalmente chegávamos a um dos jogos mais aguardados pelos adeptos do futebol feminino vareiro, o confronto entre o Fiães SC e a AD Ovarense. Dos dois lados das “trincheiras”, velhas caras conhecidas estavam prontas a estragar os planos mutuamente, apesar da distância na tabela classificativa. As diferenças na experiência e qualidade foram patentes, todavia o espírito aguerrido das fianenses adiou as definições até perto do final, com um período de descontos de “loucos”. Com o golo tardio de Betinha, tudo parecia resolvido, no entanto, uma persistência tenaz do Fiães, auxiliada por um momento menos feliz de Sara Oliveira, evitou a conquista dos 3 pontos da ADO…
Pressão alta, furada a espaços pela transição repentina…
A AD Ovarense desde o início mostrou que queria exibir os pergaminhos da quarta posição na tabela, condicionando a primeira zona de construção da penúltima classificada, que ainda não havia conseguida qualquer vitória no campeonato. Foram uns primeiros 15 minutos com muitas recuperações de bola altas da ADO, que só não foram consequentes por falta de pontaria das atacantes vareiras.
Após um primeiro momento de maior pressão, o Fiães SC começou a estender-se um pouco mais no terreno, e através da inspiração e virtuosismo de Rute Silva, conseguiu algumas manobras ofensivas que geraram perigo junto da baliza de Sara Oliveira.
No entanto, consoante nos aproximávamos dos momentos finais do primeiro tempo, as alvinegras foram recuperando o domínio e estiveram perto, mais uma vez, de inaugurar o marcador em duas ocasiões.
A batalha da abnegação contra o poderio ofensivo…
No segundo período do jogo, as diferenças de qualidade das formações agudizaram-se, e a Ovarense esteve sempre muito por cima do encontro, limitando-se as jogadoras fianenses, num espírito solidário de entre-ajuda, a conter o caudal ofensivo vareiro, saindo em raras ocasiões na transição rápida.
Depois de vários desperdícios e algumas belas intervenções de Lara Sousa, apareceu o golo quando poucos já acreditavam, no período de descontos, por intermédio de uma “velha” suspeita.
Betinha conquistou o livre no lado esquerdo do ataque, por carga nas suas costas, e apareceu nas costas da defesa, ao segundo poste, após cruzamento de Bia Rodrigues para finalizar tranquilamente para dentro das redes da baliza de Lara Sousa.
Enganaram-se aqueles que julgaram que os 3 pontos haviam sido conquistados naquele momento, pois volvidos 2 minutos, num livre conquistado precisamente na esquerda do ataque do Fiães, por Rute Silva, a central Gomes encheu o pé, e com um cruzamento direto para a baliza, viu a bola entrar no meio de grande confusão ao segundo poste. Ficaram bem visíveis as debilidades de estatura da guardiã Sara Oliveira, que teve culpas “no cartório” ao não conseguir, apesar de bem enquadrada, impedir o desfecho do lance.
Poucos segundos depois, soou o apito final, sobrando um sabor amargo na ADO, que teve tudo para sair de Fiães com os 3 pontos, ao ver os festejos das adversárias que muito lutaram em campo para conquistar um ponto precioso para a sua luta no fundo da tabela.
Exibições à lupa…*
– AD Ovarense –
Betinha – 8
Apesar de não ter sido dos jogos mais exuberantes da capitã, foi sempre uma guia dentro do campo para as colegas da equipa. Quando tudo parecia arrumado, conquistou o livre que lhe permitiu abrir o ativo na partida, e mesmo depois da igualdade inesperada, fez o perigo rondar a baliza de Lara Sousa nos derradeiros instantes.
Joana Gomes – 7
Uma primeira parte bem mais ativa que no segundo tempo, a média foi sempre uma das primeiras linhas defensivas na recuperação do esférico. No trabalho ofensivo, exibiu pormenores de grande qualidade.
Bia Rodrigues – 6
Bastante móvel pela lateral, mesmo com o posicionamento à direita, esteve sempre bastante envolvida nos processos ofensivos da equipa. Continua a ser uma das executantes das bolas paradas, com a assistência para o tento de Betinha a sair dos seus pés.
Juliana Silva – 6
Daniela Pereira – 6
Ana Rocha – 6
Susana Silva – 6
Maria Dias – 6
Patrícia Dias – 5
Susana Rocha – 5
Jéssica Carmo – 5
Joana Sousa – 4
Nissa – 4
Sara Oliveira – 3
Juliana Costa – ___ (poucas intervenções em campo)
– Fiães SC –
Rute Silva – 8
A avançada/extrema do Fiães SC foi de longe o elemento mais desequilibrador do lado fianense. Sempre muito disponível no ataque, criou várias dores de cabeça à defesa contrária, conquistando algumas faltas e tomando sempre a iniciativa de visar a baliza contrária.
Lara Sousa – 7
A guardiã experiente, que conhece muito bem as adversárias, foi uma das grandes responsáveis por manter a nulidade na partida até ao período de descontos. Excelente intervenção à passagem do minuto 85′ a remate de Jéssica Carmo na área.
Gomes – 7
Uma das responsáveis pela “muralha” defensiva que criou diversas dificuldades ao ataque vareiro, foi coroada ao minuto 93′ com o golo da sua formação através da cobrança de um livre lateral diretamente para a baliza da Ovarense.
Adriana Semedo – 7
Mariana Campino – 7
Tininha – 6
Ana Nogueira – 6
Ana Carneiro – 6
Beatriz Amorim – 5
Catarina Cunha – 5
Luana Monteiro – 4
Dani – 3
Carol – 3
Soraia Teixeira – ___ (esteve pouco tempo em campo)
Fiquem com as declarações dos técnicos no final da partida, recolhidas pelo repórter no local, Helder Ferreira:
Liga BPI 2020/2021 – Zona Norte – Jornada 5 – Fiães SC x AD Ovarense
Fiães SC
11 inicial: Lara Sousa (c); Adriana Semedo, Ana Nogueira, Gomes, Ana Carneiro, Mariana Campino; Tininha, Luana Monteiro, Catarina Cunha; Rute Silva e Beatriz Amorim.
suplentes utilizadas: Dani, Carol e Soraia Teixeira.
treinador: Paulo Campino
AD Ovarense
11 inicial: Sara Oliveira; Bia Rodrigues, Juliana Silva, Daniela Pereira, Susana Silva; Maria Dias, Joana Gomes, Betinha (c); Patrícia Dias, Joana Sousa e Ana Rocha.
suplentes utilizadas: Susana Rocha, Nissa, Jéssica Carmo e Juliana Costa.
Treinador: Emanuel Valente
Resultado ao intervalo – 0 x 0
Resultado final: Fiães SC 1 – (Gomes 93′) x AD Ovarense 1 (Betinha 91′)
MVP jogo: Betinha (AD Ovarense) – Pontuação – 8
* – Os valores atribuídos têm por base uma escala numérica de 0 a 10, sendo que os 3 melhores jogadores de ambas as formações têm um destaque diferenciado na escala
Confira alguns momentos da partida:
Pingback: