BioRia reabriu o Centro de Interpretação Ambiental, disponibilizando informações e equipamentos
Escrito por AVfm em 12/04/2021
O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do BioRia, localizado no Largo do Esteiro de Salreu, à porta do Baixo Vouga Lagunar, reabriu na semana passada, voltando a disponibilizar informações e equipamentos para a visitação dos vários percursos.
No CIA, é possível informar-se sobre as espécies existentes, os melhores locais para birdwatching (observação de aves) e os oito percursos pedestres e cicláveis do BioRia, bem como alugar equipamentos. Desde 2009, o espaço é um ponto de acolhimento dos visitantes e de formação, visando a sensibilização do público para a importância do património natural.
Para assinalar a reabertura do equipamento, foram libertadas duas aves que se encontravam em recuperação no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS). Uma das aves foi um mocho-galego (Athene noctua), que sofreu um atropelamento e precisou de dois meses de recuperação. A outra foi um peneireiro-comum (Falco tinnunculus), que embateu numa estrutura e esteve em recuperação durante 3 meses.
Durante os dias úteis, a estrutura de apoio voltou a funcionar no seu horário normal, de terça a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h. Aos feriados e fins de semana, devido às restrições resultantes da pandemia Covid-19, o centro abrirá às 9h00 e encerrará às 13h00.
De acordo com o plano de desconfinamento, o aluguer de bicicletas terá o limite máximo de 4 pessoas por grupo, sendo que a partir de 19 de abril o limite será de 6 pessoas.
As visitas guiadas serão retomadas a partir do dia 19 de abril, destinando-se a grupos limitados a 5 pessoas, no máximo.
O CIA aconselha a utilização da linha ferroviária para chegar às suas instalações, uma vez que o Apeadeiro de Salreu da CP (Comboios de Portugal) fica à distância de apenas 700 metros.