Bloco de Esquerda exige medidas urgentes de combate à poluição do Rio Cáster
Escrito por AVfm em 18/07/2020
Em pleno centro da cidade de Ovar é possível usufruir do curso da linha de água do Rio Cáster, com locais de rara beleza. Contudo, devido a episódios frequentes de poluição, a convivência com o rio transforma-se num pesadelo. A água apresenta-se alterada, perdendo a sua transparência e qualidade. Não poucas vezes revela-se pastosa e fétida.
Segundo o Bloco de Esquerda, as margens do Rio Cáster não têm sido alvo de ações de limpeza, o que dificulta a localização dos focos de poluição. Saem assim favorecidos os que insistem na prática de tais crimes, passando impunes por essas situações.
“Relembramos que o rio Cáster e as suas margens estão bastantes poluídas com lixo de várias proveniências”, reforça o Bloco de Esquerda no seu comunicado.
Acrescentam ter-lhes chegado ao conhecimento mais uma descarga de poluentes no rio em questão, na entrada do parque urbano da cidade, na zona da rotunda entre a Rua Dr. José Falcão e Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro. Desde o início de julho, têm recebido muitos testemunhos de populares sobre situações semelhantes de poluição.
Muitos destes atos (e as suas consequências) foram registados em fotografias e vídeos pelos locais, que relatam serem episódios recorrentes, não sendo adotadas medidas para os evitar.
Para o BE, é necessária uma rápida intervenção das autoridades competentes, limpando o rio e as suas margens, por forma a impedir novos focos de poluição. Os seus deputados na Assembleia da República já remeteram ao governo pedidos de explicação.
Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva