Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Bloco Operatório do Hospital de Ovar poderá iniciar a esperada reabilitação ainda este ano

Escrito por em 16/04/2021

O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) recebeu, na passada terça-feira, uma boa notícia. Tudo indica que finalmente foi encontrada uma solução para o financiamento das tão desejadas obras de reabilitação e ampliação do seu Bloco Operatório.

O aviso de candidatura ao fundo estrutural e de investimento “Portugal 2020”, resultante da parceria entre o Governo de Portugal e a Comissão Europeia, que reúne apoios de cinco Fundos Europeus estruturais e de desenvolvimento, tem enquadramento para a ambicionada empreitada a realizar naquela unidade hospitalar pública, podendo vir a financiar a mesma num montante global de cerca de três milhões de €uros.

Reconhecendo que este aviso coloca o Hospital de Ovar “mais perto” do novo bloco operatório, Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo da unidade, acrescentou que este é o passo decisivo, onde foi encontrada uma solução para o financiamento de um equipamento que permitirá oferecer um serviço da máxima importância para o hospital e para toda a comunidade.

Com a obra de reabilitação e ampliação do Bloco Operatório teremos naturalmente melhores condições para desempenhar a nossa atividade assistencial e para prestar um melhor serviço à população que servimos.

acrescentou Luís Miguel Ferreira

O presidente do conselho diretivo destacou também o contributo da tutela para que o processo chegasse a este ponto, nomeadamente as equipas do Ministério da Saúde e da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) que, em articulação com o Hospital de Ovar, trabalharam na direção de encontrar uma saída para o problema do financiamento das obras.

Apesar de ainda haver “um caminho longo a percorrer”, sendo necessário elaborar uma candidatura, promover a realização de um concurso e ver a obra certificada pelo Tribunal de Contas, entre outras etapas, Luís Miguel Ferreira está certo que a determinação coletiva superará esta enorme exigência e convicto que a obra poderá avançar ainda este ano.

O Hospital de Ovar, com apenas uma sala de cirurgia, desatualizada, aumentou, em 2019, cerca de 28% da sua atividade em comparação com o ano anterior. Antes do início da pandemia, a unidade hospitalar vareira alcançou o seu melhor desempenho desde o ano de 2013.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *