Bombeiros celebraram 124 anos com muita emoção

Por em 04/06/2020

Fundada a 23 de Maio de 1896, a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Ovar comemorou o seu 124º aniversário de forma contida e intensa, devido à situação pandémica que se está a viver.

O evento foi mais singelo do que nos anos anteriores, o que se pôde verificar pela quantidade de pessoas e instituições convidadas, pelo número de atividades realizadas e pela duração reduzida da celebração. Contudo, não deixou de faltar o ambiente carinhoso para homenagear os profissionais que se colocam na linha da frente à mínima adversidade para manter a sociedade fora de perigo.

Inicialmente, a cerimónia contou com a apresentação de novas ferramentas para os Bombeiros Voluntários de Ovar (BVO), nomeadamente um carro, uma ambulância e equipamentos de proteção individual, os quais foram benzidos pelo Padre Manuel Pires Bastos.

Declarações do Pároco de Ovar – Manuel Pires Bastos

Entretanto, tomou a palavra o Presidente de Mesa da Assembleia Geral dos BVO, que enalteceu o trabalho de todos os profissionais e principalmente o do Comandante Mesquita por este ter conseguido reunir e fazer do corpo de bombeiros atual o bom exemplo que é.

Intervenção do Presidente de Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar – Dinocrato Costa

No seguimento, deu-se um dos discursos mais emotivos, não só pelo sentimento próximo, mas também pela influência da pandemia. Foi a vez do Comandante dos Bombeiros que, emocionando-se várias vezes, não conseguiu deixar de transmitir a felicidade que sentiu ao ver os resultados dos seus profissionais, a maneira como estes agiram perante uma pandemia e por terem sido tão corajosos e persistentes perante algo que abalou toda a humanidade.

Discurso do Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar – João Mesquita

Num discurso mais técnico, o Presidente da Direção dos BVO, Luís Medeiros, realizou um balanço desde o ano passado e apresentou o capital investido e a sua importância para os profissionais estarem preparados para cumprirem a sua missão.

Declarações do Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar – Luís Medeiros

José Requeijo começou por elogiar o discurso emotivo e genuíno do Comandante João Mesquita, frisando a importância de uma relação especial entre os profissionais. Também criticou que nem sempre os Bombeiros estão na linha da frente quando toca à notoriedade e ao reconhecimento, caindo por vezes no esquecimento.

Intervenção do Secretário do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses – José Requeijo

A cerimónia prosseguiu com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, que se dirigiu aos BVO como o orgulho da comunidade vareira. Ressalvou também a importância do seu serviço e a maneira exemplar como lidaram com a situação, relembrando que, perante uma situação tão problemática, foi possível juntar várias pessoas, instituições e corporações pelo bem da cidade e da sua população.

Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Ovar – Salvador Malheiro

As últimas declarações foram proferidas por Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Administração Interna, que felicitou todos os membros constituintes e relacionados com os BVO e também toda a população vareira, tendo enaltecido bastante a forma profissional e humana com que todos lidaram com as muitas adversidades.

Declarações da Secretária de Estado da Administração Interna – Patrícia Gaspar

Por último, foi tempo de apagar as velas e de cortar o bolo que, em homenagem por todo o esforço e dedicação que os BVO têm demonstrado, foi uma oferta da Padaria Sereia de Ovar para finalizar a celebração!

Reveja os melhores momentos da cerimónia:

« 1 de 33 »

Fotos: Jaime Valente
Áudio: Jaime Valente
Texto: Irina Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST