Bonifácio e Tó Trips encheram a 1ª noite do Ovar Expande’23 com improvisos e viagens sem destino
Escrito por AVfm em 20/10/2023
O primeiro dia do OVAR EXPANDE teve o privilégio de ter um conterrâneo a dar o pontapé de saída, nesta que é 4ª edição do festival.
Bonifácio, como já é hábito, brinda-nos com um concerto intimista e improvisado, o que torna este momento único e irrepetível. Leva o público a mergulhar numa viagem introspetiva, ao som de um sintetizador. Viram-se pessoas, de faixas etárias distintas, a deleitarem-se com o que viam e ouviam.
O ser humano é possuidor de 5 sentidos, sendo que neste concerto bastava-nos apenas a audição e a visão. E atrevo-me mesmo a dizer, que bastou apenas a audição, pois se por momentos fechássemos os olhos, toda aquela desordem sonora se alinhava e desembocava numa ordem propositada.
Há uma liberdade na música de Bonifácio, que permite ao público sentir e interpretar o que ouve, de forma distinta. Afinal, somos seres únicos e individuais, e cada um, no final do concerto terá chegado a um destino final nesta viagem.
Entrevista a João Bonifácio
Seguiu-se o grandioso, Tó Trips. No seu semblante misterioso, munido de várias guitarras, e acompanhado de dois belíssimos músicos, um num contrabaixo e outro num violoncelo, apresenta-nos o seu mais recente álbum “Popular Jaguar”.
Tó Trips, tem a capacidade de nos levar a criar uma imagem mental, nas histórias que nos conta utilizando apenas instrumental. Cada acorde é uma frase, cada nota solta uma palavra e cada trinar da guitarra uma emoção. Somando a isso, os silêncios são as vírgulas de um texto inexistente e que servem para respiramos, e o ritmo, crescente ou decrescente, dá-nos a indicação da rapidez com que devemos ler a história se ela estivesse escrita num papel.
O objetivo de Tó Trips é contar histórias sem recorrer ao poder da palavra. Como diz Sophia de Mello Breyner Andresen: “O homem soube de si pela palavra”, mas eu atrevo-me a dizer, Tó Trips, soube de si pela guitarra.
Entrevista a Tó Trips
Um bem haja, Bonifácio e Tó Trips pela vossa generosidade na partilha da vossa arte.
Ouças as conversas com os dois artistas clicando nos respetivos players e confira alguns momentos da primeira noite do Ovar Expande’23, pela lente de Francisco Valente:
[give_form id=”81006″]