Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

19:00 19:10

Atual

Noticiário

19:00 19:10


Calculadora na mão: as contas que interessam na Barrinha

Escrito por em 04/06/2021

Falar do SC Esmoriz é falar de quem já esteve no céu, agora está no limbo e, acima de tudo, não quer cair no inferno. Com duas vitórias em outros tantos jogos, os Guerreiros da Barrinha eram a equipa sensação da Prova Final do Campeonato SABSEG, no fecho da 1ª volta da fase de grupos. No entanto, os desaires seguintes, na Pampilhosa do Botão e, principalmente, o do domingo passado na receção ao Canedo, deixam uma passagem praticamente assegurada a depender de terceiros para se confirmar.

O Esmoriz sabia que precisava apenas de um empate para carimbar um dos dois primeiros lugares do Grupo D e recebia, na Barrinha, um Canedo a precisar dos 3 pontos como de pão para a boca. Com duas abordagens completamente diferentes ao jogo, até foi o conjunto de Gabriel Silva quem pareceu ter o rumo a seu favor nos primeiros 15 minutos em campo, com um domínio territorial e futebol agradável. Mas seria sol de pouca dura.

Paulatinamente, o Canedo foi subindo as suas linhas e ameaçando a baliza de Ricardo Morais. Assim que marcou o golo inaugural da partida, por Manu, aos 39 minutos, o conjunto de Santa Maria da Feira foi até capaz de estabilizar a sua ansiedade inicial e, nesse sentido, deixar o Esmoriz em sérias dificuldades.

A disposição tática dos esmorizenses, algo conservadora desde o primeiro momento, teve de sofrer uma mudança de 180 graus. Assim, e embora tenha começado o jogo com um sistema de 3 centrais, o Esmoriz mudou o rumo dos acontecimentos ao intervalo, adotando um 4-4-2 mais convencional e lançando-se numa tentativa de remontada.

Ainda assim, a resposta dos locais caiu rapidamente por terra, pois o Canedo marcou em contragolpe aos 8 minutos da etapa complementar. O nigeriano Yemi fez o gosto ao pé e ainda iria chegar ao seu bis, marcando o terceiro do Canedo e deixando longe as aspirações do Esmoriz de passar já na 5ª jornada.

Por mais que o Esmoriz quisesse responder, o anti-jogo dos visitantes aliado à falta de ideias dos locais manietava as operações. Foi já tarde que se fez sentir uma reação mais vincada do Esmoriz, apenas no seguimento do terceiro golo do Canedo e graças a um penálti convertido pelo inconformado Luisinho, que carimbaria o 1-3 final.

O jogo ficou envolvido em polémica, com muitos confrontos e trocas de palavras no fecho do desafio. Um elemento do banco do Esmoriz acabou expulso, bem como 3 jogadores do Canedo. Um deles foi mesmo Yemi, tendo o avançado africano afirmado posteriormente ter sido alvo de palavras com conotação racista por parte de um dos intervenientes em campo.

Por mais que o final do jogo tenha sido escaldante, nada apaga a má exibição do Esmoriz e o facto dos Guerreiros da Barrinha terem passado de uma situação confortável para, neste momento, precisarem de assistir ao confronto entre Canedo e Pampilhosa, no próximo domingo, de calculadora na mão.

As contas não são totalmente favoráveis, mas são simples e, efetivamente, as hipóteses do Esmoriz seguir para os quartos da Prova Final continuam de pé. Para isso, é preciso que o Canedo, na ânsia de confirmar a passagem no primeiro lugar do grupo, vença ou empata contra o Pampilhosa. Já para os Ferroviários, só a vitória interessa no Estádio das Valadas e, caso a consigam, relegam o Esmoriz para o terceiro lugar do grupo afastando os comandados de Gabriel Silva do sonho da passagem e subida de divisão.

Se tudo terminasse agora, o Esmoriz seguiria em frente, no 2º lugar. Ainda assim, aconteça o que acontecer, o Esmoriz já sabe de antemão que, a passar, só passará no segundo posto. O que significa que, se o conseguir, enfrentará o CD Estarreja, que já confirmou o primeiro lugar do Grupo C e que, segundo as regras da Prova Final do SABSEG, cruza com os adversários do Grupo D.

O jogo entre Canedo e Pampilhosa está marcado para o próximo domingo, a partir das 17H00. Caso siga em frente, o Esmoriz enfrentará o Estarreja, no Estádio Dr. Tavares da Silva, no fim-de-semana seguinte.

SC Esmoriz x Canedo FC
Campeonato SABSEG – Prova Final – Grupo D – 5ª Jornada
Resultado final: 1-3
Resultado ao intervalo: 0-1
Golos: Manu, Yemi (2), Luisinho
MVP Rádio AVfm: Yemi

SC Esmoriz: Ricardo Morais, Pedro Cardoso, Daniel Oliveira, Nico Tovar, Rodrigo Martins, Hugo Rodrigues, Adebayo, João Valente, Luisinho, Jhow Jhow, André Pinhal
Jogaram ainda: Usman Mustapha, Hugo Montenegro, Rodolfo Jorge, Tiago Oliveira
Não utilizados: Joel Borges, Sandro Brandão
Treinador: Gabriel Silva

Canedo FC: Nino, Rodrigo Otero, Vasco Coelho, Marco, Vasco Coelho, Joãozinho, Letz, Bruninho, Tó Frangolho, Yemi, Manu
Jogaram ainda: Ruca, Carlos Eduardo, Pedro Sá, Esneider
Não utilizados: Chico, Armando, Ruben Pais
Treinador: Miguel Rapinha

A Rádio AVfm esteve no Estádio da Barrinha a acompanhar a partida. Ouça as declarações dos técnicos, recolhidas no pós-jogo:

Treinador SC Esmoriz | Gabriel Silva
Treinador Canedo FC | Miguel Rapinha

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *