Câmara de Estarreja quer melhores práticas na recolha de resíduos
Escrito por AVfm em 03/12/2020
A imagem que ilustra o cartaz da campanha “Sente-se confortável?”, com sofás e um colchão abandonados ao lado de contentores do lixo, retrata um comportamento reprovável, mas que infelizmente continua a ser comum. Na tentativa de dissuadir a população destas práticas pouco ambientalistas, a Câmara Municipal de Estarreja aproveitou a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos para o lançamento da uma campanha de sensibilização.
O principal objetivo é incentivar as pessoas a refletir sobre as suas atitudes no que toca à gestão dos seus resíduos. Confronta também os Estarrejenses com condutas inaceitáveis, e até ilegais, como o abandono de lixo e de monos em espaços públicos ou a desadequada colocação de determinados resíduos nos contentores verdes.
Tratam-se de comportamentos que nada têm de saudável ou de estético, criando situações que ninguém quer ter à porta de sua casa, na sua rua ou no seu concelho. Assim, o Município Estarrejense relembra as soluções já existentes, disponíveis e gratuitas:
- Depositar no Eco Centro
No Eco Centro, localizado no Eco Parque Empresarial de Estarreja, podem ser entregues os seguintes resíduos: papel/cartão; embalagens de plástico e de metal; vidro; resíduos verdes (aparas de jardins, ramos, flores, plantas e relva); varreduras (resíduos da limpeza de ruas); equipamento elétrico e eletrónico (eletrodomésticos usados); monstros (sofás, móveis, colchões, etc.).
- Pedir a recolha de monos
Pode ser pedido o serviço gratuito de recolha de resíduos volumosos (monos ou monstros, objetos domésticos de grandes dimensões fora de uso como mobílias, colchões, frigoríficos ou outros eletrodomésticos), ligando para a o número 234 840 600 da Câmara Municipal, enviando um e-mail para geral@cm-estarreja.pt ou deslocando-se ao Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja (GAME), situado nos Paços do Concelho.
Assim, a autarquia reforça a mensagem de que os munícipes estarrejenses têm ao seu dispor vários equipamentos, serviços e estruturas, que possibilitam o melhor encaminhamento dos resíduos.
Reforçando a importância de reciclar, algo que depende das atitudes de todos e de cada um, a autarquia estarrejense relembra que são dispobilizados no seu território 14 oleões (óleos alimentares usados); 38 pilhões (pilhas); 1 Eco Centro; 158 ecopontos; 40 vidrões; 4 papelões; 2 embalões; 4 ecopontas (pontas de cigarros); 4 papachicletes (pastilhas elásticas usadas) e 15 contentores para têxteis (têxteis, calçado e brinquedos).
No ano passado, o município enviou para reciclagem cerca de 198 toneladas de embalagens de plástico e metal, 258 toneladas de papel e 448 toneladas de vidro. Em média, estima-se que cada Estarrejense produziu 7,33 Kg de embalagens de plástico e metal, 9,56 Kg de papel e 16,59 Kg de vidro.