Faixa Atual

Título

Artista


Câmara de Oliveira de Azeméis comprou Ambulância de Suporte Imediato de Vida

Escrito por em 29/12/2020

No decorrer do mês de outubro, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (CMOA) comunicou a intenção de adquirir, até ao final do ano civil de 2020, uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV). A viatura de emergência iria ser alocada ao Serviço de Urgência Básica do Hospital de S. Miguel, integrado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e o Vouga (CHEDV), no Município Oliveirense.

Com a chegada da referida unidade móvel, o Presidente da Autarquia, Joaquim Jorge, afirmou tratar-se de “uma excelente prenda de Natal”, mostrando-se satisfeito, não só por ver mais uma ferramenta disponível ao serviço da sua comunidade e das regiões vizinhas, mas também por ter a certeza que a viatura salvará vidas.

José Paiva (CHEDV), Luís Meira (INEM) e Joaquim Jorge (CMOA), na cerimónia que assinalou a chegada da Ambulância SIV

A viatura ficou pronta a ser utilizada ontem, dia 28 de dezembro, pelas 08h00, e será gerida de forma partilhada, ao serviço do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e da unidade hospitalar.

Segundo explica o INEM, a ambulância será tripulada por um Enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-Hospitalar, tendo como missão garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida (SIV), designadamente manobras de reanimação; até poder ser disponibilizada uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV).

Para além dos equipamentos de uma Ambulância de Emergência Médica comum, a nova Ambulância SIV está equipada com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, que permitem intervenções diferenciadas através da aplicação de protocolos médicos de atuação.

O equipamento SIV permite ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, permitindo dessa forma que o Médico de serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar o doente para a Unidade Hospitalar mais adequada.

Com a entrada em funcionamento desta nova Ambulância SIV, Portugal Continental passa a contar com 41 meios de emergência pré-hospitalar deste tipo.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores
  1. Vasco Bedulho   Em   31/12/2020 em 1:41

    Mas o que há a salientar nesta noticia é o facto de haver mais um meio de socorro ao dispor da população, muitos mais seriam precisos mas pouco a pouco as coisas vão se compondo, um bem haja a todas as entidades envolvidas no esforço de disponibilizar este meio de socorro à população, no caso à população de Oliveira de Azeméis

  2. Vasco Bedulho   Em   31/12/2020 em 0:17

    Posso estar enganado mas estas viaturas não se compram, estas viaturas são colocadas pelo INEM em postos estratégicos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *