Câmara de Oliveira de Azeméis comprou Ambulância de Suporte Imediato de Vida
Escrito por AVfm em 29/12/2020
No decorrer do mês de outubro, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (CMOA) comunicou a intenção de adquirir, até ao final do ano civil de 2020, uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV). A viatura de emergência iria ser alocada ao Serviço de Urgência Básica do Hospital de S. Miguel, integrado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e o Vouga (CHEDV), no Município Oliveirense.
Com a chegada da referida unidade móvel, o Presidente da Autarquia, Joaquim Jorge, afirmou tratar-se de “uma excelente prenda de Natal”, mostrando-se satisfeito, não só por ver mais uma ferramenta disponível ao serviço da sua comunidade e das regiões vizinhas, mas também por ter a certeza que a viatura salvará vidas.
A viatura ficou pronta a ser utilizada ontem, dia 28 de dezembro, pelas 08h00, e será gerida de forma partilhada, ao serviço do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e da unidade hospitalar.
Segundo explica o INEM, a ambulância será tripulada por um Enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-Hospitalar, tendo como missão garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida (SIV), designadamente manobras de reanimação; até poder ser disponibilizada uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV).
Para além dos equipamentos de uma Ambulância de Emergência Médica comum, a nova Ambulância SIV está equipada com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, que permitem intervenções diferenciadas através da aplicação de protocolos médicos de atuação.
O equipamento SIV permite ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, permitindo dessa forma que o Médico de serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar o doente para a Unidade Hospitalar mais adequada.
Com a entrada em funcionamento desta nova Ambulância SIV, Portugal Continental passa a contar com 41 meios de emergência pré-hospitalar deste tipo.
Vasco Bedulho Em 31/12/2020 em 1:41
Mas o que há a salientar nesta noticia é o facto de haver mais um meio de socorro ao dispor da população, muitos mais seriam precisos mas pouco a pouco as coisas vão se compondo, um bem haja a todas as entidades envolvidas no esforço de disponibilizar este meio de socorro à população, no caso à população de Oliveira de Azeméis
Vasco Bedulho Em 31/12/2020 em 0:17
Posso estar enganado mas estas viaturas não se compram, estas viaturas são colocadas pelo INEM em postos estratégicos