Câmara de Ovar vai poupar na energia com novas luminárias de LED e iluminação pública mais tempo desligada
Escrito por AVfm em 25/06/2022
A Câmara Municipal de Ovar (CMO) está a implementar alterações que irão ter implicações no consumo de energia, sobretudo no que diz respeito à iluminação pública. Pretende-se uma poupança financeira, num momento em que atravessamos uma crise energética, com o consequente aumento das tarifas, bem como dar passos na direção da sustentabilidade energética do concelho.
Desde o início do ano que, ao abrigo da Campanha LED 2022, tem ocorrido a substituição de antigas lâmpadas por luminárias com tecnologia mais eficiente e amiga do ambiente, com menor consumo de energia e maior duração.
Até final deste ano, a E-REDES, S.A., empresa de distribuição de energia, irá proceder à substituição de cerca de 3.000 luminárias por LED no concelho de Ovar, estimando-se por esta altura que metade do processo já esteja concretizado.
Também os horários de funcionamento da iluminação pública irão sofrer alterações, traduzindo-se numa poupança de 2 horas diárias. A luz passará a ser desligada 1 hora e 15 minutos antes do nascer-do-sol e só voltará a ligar-se 45 minutos depois do pôr-do-sol.
Haverá ainda alguns pontos de luz que poderão ser desligados, em arruamentos com grande número de luminárias ou quando as mesmas se apresentem dispostas de forma axial, bilateral ou em quincôncio, competindo à E-REDES sinalizar devidamente as colunas ou postes de iluminação afetados pelas medidas de poupança energética em curso.
Segundo a autarquia, a implementação destas medidas será progressiva, estando numa fase inicial e em permanente monitorização pelas entidades responsáveis.
[give_form id=”81006″]