Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Câmara Municipal de Ovar acolhe sessão de esclarecimento para Cuidadores Informais

Escrito por em 06/07/2022

A Câmara Municipal de Ovar (CMO) acolhe, a 6 de julho, uma sessão de formação e esclarecimento aberta a cuidadores informais, profissionais de saúde, farmacêuticos e assistentes sociais, entre outros.

Com início às 14h30, na Escola de Artes e Ofícios, a iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais decorrerá no âmbito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), à qual a Câmara de Ovar aderiu no ano passado.

A abertura da sessão estará a cargo da Vereadora da autarquia com o Pelouro do Desenvolvimento Social e Saúde, Ana Cunha, consciente dos desafios e obstáculos associados à tarefa de cuidar, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de informação, formação e esclarecimento. Seguir-se-á a intervenção de Rita Reis, representante da Merck Portugal e Europa, uma empresa farmacêutica e química com mais de 350 anos de existência, que apoia o evento.

A partir das 15h00, terá início a Sessão de Esclarecimento, que partirá das intervenções de um painel de convidados, composto por Palmira Martins, representante do “Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais”; Bernardete Leite, em nome do Projeto “Juntos no Cuidar”, da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC Ovar); Catarina Ferreira, representante do Projeto “CuidadosaMente” da Santa Casa da Misericórdia de Ovar e Conceição Graça, do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal da Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA).

Ao longo do evento, será abordado o Estatuto do Cuidador Informal e como poderá ser obtido, a par dos seus direitos e da enumeração das entidades que podem dar apoio ao cuidador e à pessoa alvo de cuidados.

Esta será a terceira de várias sessões organizadas pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que terão lugar por todo o país, ao longo do presente ano. Contará com o apoio do Instituto da Segurança Social, que clarificará como se obtém o estatuto de Cuidador Informal e desmistificará o acesso ao mesmo, disponibilizando-se para prestar aconselhamentos, informação e orientações.

Para mais informações, contacte a autarquia de Ovar através do correio eletrónico divisocial@cm-ovar.pt.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *