Faixa Atual

Título

Artista


Câmara Municipal de Ovar aprovou Relatório de Gestão e Contas 2022

Escrito por em 14/04/2023

O executivo da Câmara Municipal de Ovar (CMO), liderado por Salvador Malheiro, aprovou, no dia 13 de abril, o Relatório de Gestão e Contas do Município relativo ao ano transato.
Tal documento e a sua aprovação comprova que o exercício de 2022 deu resposta às principais necessidades e anseios das Pessoas, das Famílias, das Empresas e das Instituições do concelho vareiro.

O edil adianta que, com prudência e de acordo com os recursos financeiros municipais disponíveis e frequentemente assegurando respostas além das suas competências legais, o executivo deu o seu melhor para chegar a todos, colocando as pessoas no centro das decisões e garantindo que “ninguém ficava para trás”.

Demos o melhor de nós para chegar a todos

Salvador Malheiro

O presidente da autarquia expressou que o executivo está de “consciência tranquila e cientes do que conseguimos concretizar”, explicando que o ano de 2022 deu continuidade à gestão criteriosa que tem sido adotada desde o seu primeiro mandato, em 2013.
Salvador Malheiro afirma que esse método “tem permitido ter, ano após ano, contas certas e equilibradas, indicadores financeiros de excelência e uma carga fiscal reduzida e adequada à nossa dimensão”.

O autarca adiantou que “mesmo com a manutenção da carga fiscal em níveis historicamente reduzidos, ao longo do ano conseguimos conciliar a solidez financeira da autarquia com a atribuição de apoios sociais, económicos, culturais, e desportivos, entre tantos outros, que fizeram a diferença no dia-a-dia das Pessoas, Empresas, Instituições e Coletividades”.
Afirmou também que a gestão responsável possibilitou, sem comprometer a sustentabilidade financeira, concretizar um plano de investimentos estruturado para o desenvolvimento do território que continuará a “fazer de Ovar um “território de Emoções”, onde prevalece a igualdade de oportunidades”.

Ainda assim, Salvador Malheiro reconhece que “muito mais há a fazer no futuro”. O presidente garante que o executivo está ciente de que um Município se constrói e se renova a cada dia, reconhecendo as metas por alcançar, os aspetos a melhorar e os sonhos por concretizar. “Mas já estamos no caminho”.

Em comunicado, assegura que os indicadores de gestão demonstram uma excelente saúde financeira, apresentando um saldo de gerência de 8,5 Milhões €uros (inferior a 2021 em resultado de uma maior execução do Orçamento e Grandes Opções do Plano) e uma taxa de execução global das Grandes Opções do Plano de 77%. Os indicadores de liquidez, autonomia, solvabilidade e endividamento continuam robustos.

Os documentos seguem agora para deliberação da Assembleia Municipal de Ovar e, posteriormente, serão disponibilizados no portal do Município.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *