Camp. SABSEG: «Chuva de golos» em domingo (quase) glorioso para clubes do concelho de Ovar
Escrito por AVfm em 10/10/2021
Há jornadas onde eles não aparecem, há outras onde até a voz enrouquece de tanto os gritarmos. Os golos foram mesmo o apanágio da 6ª jornada do Campeonato SABSEG e, para os clubes do concelho de Ovar a Norte da competição, trouxeram os bons resultados de arrasto.
SC Esmoriz e AD Ovarense protagonizaram scores dignos de hóquei em patins, vencendo Florgrade (7-1) e Cucujães (5-1), respetivamente. Já a ARC S. Vicente Pereira também venceu, por seu turno no reduto do Cesarense e, ainda que por uma margem mais curta (1-2), obteve os louros com mais uma remontada para o seu registo.
Apenas o CCR Válega não foi feliz nesta tarde profícua em finalizações. De facto, no Parque Desportivo de Avanca houve muitos golos, mas todos para um adversário que derrotou os do Sargaçal por 4-0.
OVARENSE DE “MÃO CHEIA” ASSUME VICE-LIDERANÇA
Na ressaca de duas derrotas consecutivas, a Ovarense recebia no Estádio Marques da Silva um Cucujães pleno de confiança e que chegava ao Marques da Silva vindo de resultados positivos contra Carregosense e Cesarense. Os comandados de Zé Carlos abordaram a 6ª jornada num estilo de contra-ataque e até foram felizes numa primeira fase do encontro. Só que esta seria uma tarde de redenção vareira.
Depois de ter estado a perder graças a um golo de Nuno Soares (33 minutos), a Ovarense encetou uma remontada que a levou a números esclarecedores. O resultado final de 5-1 foi composto com tentos de Luccas Marques, de penálti e ainda na primeira parte; e de Fábio Novo – que chegou mesmo ao bis posteriormente -, Ryan Gonzales e Tigas.
Em declarações à AVfm, Tiago Leite salientou que nem sempre gostou da exibição da sua equipa, mas que este resultado vem ao encontro da exigência que os adeptos da Ovarense têm para com o plantel vareiro. Na verdade, com mais 3 pontos somados e olhando à luta pelo topo da tabela, a Ovarense foi mesmo a grande vencedora da semana.
É que Florgrade foi goleada pelo Esmoriz e Paivense e Lamas “empataram-se” no Municipal de Castelo de Paiva. Ou seja, a Ovarense beneficiou dos tropeções dos seus rivais e ascendeu à vice-liderança da Zona Norte do SABSEG, com 12 pontos e a dois dos 14 do União de Lamas.
ESMORIZ “ABRIU O KETCHUP” E APLICOU CORRETIVO NO DÉRBI
Naquele que foi o primeiro dérbi regional entre Esmoriz e Florgrade, o desfecho não poderia ter sido mais inesperado.
No jogo que marcou a estreia de Miguel Rapinha no banco esmorizense – apostando num sistema de 3 defesas -, os Guerreiros da Barrinha aplicaram um autêntico corretivo aos corticeiros e golearam na Barrinha por impressionantes 7-1. Luisinho apontou um hat-trick, o capitão André Pinhal bisou e Hugo Montenegro e Ricardinho também fizeram o gosto ao pé. Para a Florgrade, Edu Silva marcou o ponto de honra.
Um jogo eletrizante para um Esmoriz que precisava de um balão de confiança e que, vencendo, foge à cauda da classificação. Depois de 4 pontos com Nuno Rangel ao comando, o Esmoriz de Rapinha chega agora aos 7 na Zona Norte e sobe ao 8º lugar da tabela.
EIS O S. VICENTE “CAMBALHOTAS” PEREIRA
O S. Vicente Pereira venceu o Cesarense, em pleno Estádio do Mergulhão, por 2-1. Chegando ao segundo triunfo consecutivo, os Corvos tiveram novamente de se aplicar para rir por último: é que, tal como contra o Carregosense na semana transata (e contra Cucujães, na 1ª ronda), o S. Vicente Pereira esteve a perder e teve de orquestrar uma cambalhota no marcador.
Com um golo de Ricardo Tavares no (quase) primeiro suspiro do jogo, a reviravolta começou pelo inevitável Óscar Gomes. O ponta-de-lança vicentino marcou o 4º golo no SABSEG e deu o mote para o que o nigeriano Ovie Prince completaria a seguir.
Paulo Gomes voltou a apostar num 4-4-2 e foi bem sucedido. Embora o S. Vicente Pereira continue com a tendência de sofrer golos em todos os jogos que disputa, chegou aos 9 pontos na classificação e mantém a perseguição aos lugares de manutenção direta, ocupando o 5º lugar da Zona Norte e estando a apenas um ponto do 4º lugar da Florgrade FC.
A próxima jornada traz à baila um sempre excitante S. Vicente Pereira-Ovarense, numa altura em que a luta pelo topo do Campeonato SABSEG está ao rubro.
VÁLEGA INCAPAZ DE INVERTER A CRISE
Podia ter sido o jogo da redenção, mas não está mesmo fácil para que o Válega dê a volta por cima. O conjunto do Sargaçal abordava o dérbi contra Avanca com confiança num bom resultado, mas saiu de casa dos vizinhos goleado por 4-0. Os golos ficariam a cargo dos avancanenses Jailson Nobre, Mateus, Gonçalo Semedo e Julinho Bacai.
A juntar ao dado (cada vez mais negativo) dos já 20 golos sofridos em apenas 6 jogos, o Válega também já não marca desde a deslocação a Águeda, na 4ª jornada. Com apenas um ponto na classificação, o plantel às ordens de Gonçalo Muge é cada vez mais último da Zona Sul do Campeonato SABSEG, ocupando o 12º lugar e estando a 3 pontos de Alba, Fermentelos e Vista Alegre.
Outubro fechará com 3 jogos onde o Válega está pressionado a pontuar. Estarreja, Fermentelos e LAAC avizinham-se como testes duros (embora cruciais) na intenção dos valeguenses em manter vivo o sonho da permanência na Elite da Distrital.
Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Pedro Silva, Helder Ferreira
Áudio:Jaime Valente