Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00


Campeonato de Portugal: Florgrade perde em Gondomar e mantém-se em posição de descida

Escrito por em 04/12/2023

Sem jogar desde 12 de Novembro devido a (mais uma) paragem no calendário do Campeonato de Portugal, a Florgrade FC reapareceu na Série B vinda de 4 pontos somados nas duas últimas rondas e tentava, em Gondomar, alcançar uma vitória que a ajudasse na luta pela manutenção. A 11.ª jornada traria, no entanto, uma derrota aos corticeiros, que caíram com um 3-1 averbado em no Estádio de S. Miguel.

O Gondomar até sofreu com o domínio da Florgrade na primeira parte, mas alicerçou-se na inspiração individual de Buby Katty para fazer a diferença. O extremo natural da Guiné Conacri apontou dois grandes golos em dois rasgos de génio e deixou a turma corticeira em dificuldades.

De facto, a Florgrade dominou a etapa inicial e até gerou algumas oportunidades de perigo na área do Gondomar. Ainda alcançou um golo, à altura o 1-1, fruto de uma conversão de grande penalidade (bem assinalada) por parte de Rui Raínho, aos 28′.

O mesmo Rui Raínho, que até seria substituído ao intervalo, podia ter feito novamente o empate em cima do minuto 45. Já depois de Katty ter restabelecido a vantagem do Gondomar, o ala esquerdo da Florgrade protagonizou um grande remate de trivela que embateu caprichosamente na trave da baliza dos locais.

A segunda parte até prometia uma Florgrade a continuar acutilante, mas o “fogo” da equipa de André Ribeiro foi esmorecendo aos poucos. O Gondomar soube gerir os momentos do encontro, apoiando-se na sua vantagem para dar iniciativa ao seu adversário e saiu quase sempre em contra-ataques rápidos, mas certeiros.

A Florgrade mexeu e, acima de tudo, alterou completamente a sua linha ofensiva – com entradas de Ibra Koneh, João Dias e Jaime Poulson. Até Ricardo Machado, central de origem, fez de ponta-de-lança no tudo por tudo dos corticeiros. Mas nada feito.

As oportunidades da Florgrade foram tímidas nos segundos 45 minutos e, para que não restassem dúvidas, o Gondomar até conseguiria chegar ao 3-1 na compensação. O jovem costa-marfinense, Karamoko, que tinha entrado minutos antes, foi o autor do tento que fechou a contagem.

Não tendo sido uma exibição de encher o olho por parte da Florgrade, a performance do conjunto de Cortegaça valeu, pelo menos no primeiro tempo, alguns bons pormenores – que indiciavam outro desfecho para o encontro. Ainda assim, a equipa acabou por cair na estratégia do Gondomar, que nunca se preocupou em ter muita bola, mas sim em aproveitar a verticalidade e capacidade de estender o jogo dos seus elementos mais ofensivos.

Gondomar SC – Hélder Pereira
Florgrade FC – André Ribeiro

Regressada às derrotas, a Florgrade continua assim com 9 pontos, mas mantém o 12.º lugar. Uma posição de descida de divisão que deixará certamente a equipa em desconforto e com a necessidade de reagir o quanto antes.

Até ao final do ano civil, o Campeonato de Portugal terá mais duas jornadas a disputar. A Florgrade visita o Vitória SC B na próxima ronda e fecha a primeira volta da Série B em casa, recebendo o S. João de Ver no dérbi de Aveiro.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *