Campeonato Distrital Sub-23: Florgrade não desarma do topo; Válega vence dérbi e ocupa vaga de acesso à “Liga de Ouro”
Escrito por AVfm em 21/12/2023
10 jornadas disputadas e apenas 4 para que se conclua a primeira fase da competição. O Campeonato Distrital de Esperanças, em Sub-23, continua ao rubro. Florgrade e Válega estão em lugares de acesso à Liga de Ouro; já o S. Vicente Pereira não está arredado da luta.
A 10.ª jornada trouxe mais uma vitória para a Florgrade, que não desarma do topo da tabela classificativa. Os corticeiros receberam e venceram a LAAC por 2-0, com golos de João Silva e Danilo Correia.
Com 22 pontos somados em 30 possíveis, a equipa às ordens do mister Paulo Almeida até tem 4 pontos de vantagem para gerir em relação ao segundo colocado, a ADC Sanguedo. Até fechar a primeira fase, joga ainda contra Válega, São Vicente Pereira, Sanguedo e Cucujães.
No entanto, o grande destaque da 10.ª jornada não vai para o líder. Vai mesmo para os conjuntos de Válega e São Vicente Pereira, que foram protagonistas de mais um dérbi do concelho de Ovar – e, ao contrário da primeira volta (1-0 a favor dos vicentinos), desta feita foram os valeguenses a fazer a festa da vitória.
No Sargaçal, um triunfo de 3-2 para a equipa de Rui “Joca” Gomes. Os corvos até estiveram na frente com um golo de Hugo Oliveira aos 46′, mas rapidamente o Válega respondeu com 3 tentos no espaço de apenas 12 minutos – Enzo Dietrich (53′), Gabriel Soares (54′) e Gonçalo Sanches (65′). O melhor que o S. Vicente Pereira conseguiu foi reduzir o resultado final para a margem mínima, marcando aos 83′ por intermédio de Alexandre Cardoso.
Assim sendo, o Válega fecha a 10.ª jornada virando o ano no 4.º lugar e relega o S. Vicente Pereira para o 5.º. Os vicentinos somam 12 pontos; já os valeguenses têm, em caso de resolução positiva do jogo com a LAAC, 16 pontos.
Recorde-se que no jogo da 8.ª jornada, disputado no passado dia 25 de Novembro entre LAAC e CCR Válega, a partida foi interrompida aos 64 minutos e não mais foi retomada. À altura, o Válega vencia o encontro por 2-1.
Aconteça o que acontecer, ao cabo de 10 jornadas, o Válega será sempre 4.º classificado. Uma posição de destaque porque dá acesso à nova “Liga de Ouro”, uma segunda fase da competição onde as melhores formações de Aveiro vão disputar o título interdistrital com equipas de Viseu.
Ao contrário do que aconteceu na temporada passada, em que o campeonato era fechado, esta época a parceria entre as Associações de Aveiro e Viseu estendeu-se para além da Taça Interdistrital. No campeonato, os 4 melhores classificados das duas regiões vão jogar entre si.
O escalão de sub-23 vai ganhando força entre os clubes da distrital de Aveiro. A aposta tem sido cada vez mais forte por parte dos emblemas, com destaque para os três do concelho de Ovar. Registe-se o facto de Florgrade, Válega e S. Vicente Pereira serem já responsáveis pela chamada de diversos atletas à Seleção de Esperanças de Aveiro.
Henrique Ferreira, João Silva e Danilo Correia (Florgrade); Vasco Monteiro, Gonçalo Sanches e Sérgio Medina (CCR Válega); e Márcio Godinho e Tiago Duarte (S. Vicente Pereira) fizeram parte da convocatória para o último compromisso da Seleção, na fase zonal da Taça das Regiões.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva