Campeonato SABSEG: Concelhios de “voltas trocadas”; Ovarense com a primeira derrota, Esmoriz com a primeira vitória
Escrito por AVfm em 13/11/2023
10 jornadas volvidas no Campeonato SABSEG… e já não há invictos na elite aveirense. A líder Ovarense caiu pela primeira vez na temporada e o feito pertenceu ao Fermentelos, que venceu os vareiros (2-1) numa tarde de azar para a turma do concelho de Ovar. No reverso da medalha, e depois de muitos jogos a prometer mais e melhor, o Esmoriz finalmente arrancou o primeiro triunfo da época e com um grande desempenho em Águeda (0-1).
JOÃO FIGUEIREDO DISSE “NÃO” À OVARENSE
Em Fermentelos, a Ovarense até esteve ao nível da equipa que tem merecido o primeiro lugar do Campeonato SABSEG, mas não contava esbarrar com… João Figueiredo. O guarda-redes dos Leões da Pateira foi destaque e MVP AVfm da partida num encontro com vitória de 2-1 para o Fermentelos.
Os locais até marcaram cedo, num auto-golo caricato de Guga, aos 15 minutos, após cruzamento de Ricardinho. Ainda assim, foi a Ovarense quem mandou em toda a primeira parte.
Foram várias as chances dos alvinegros, mas todas elas com resposta de alto nível de João Figueiredo. Após quatro paradas de grande classe ao longo da etapa inicial, o guardião local só não evitou mesmo uma conversão de grande penalidade de Gonçalo Semedo, já no período de compensação.
A Ovarense prometia continuar contundente no segundo tempo e até cumpriu. Nada fazia indicar que acabaria a 10.ª jornada de SABSEG com o sabor amargo da derrota.
Se é verdade que até criou menos oportunidades evidentes de golo, também é um facto que foi quem esteve mais ativa no ataque ao longo dos segundos 45 minutos. Ainda assim, aguentando a pressão com muita organização, o Fermentelos foi vendo o relógio passar e ao mesmo tempo começou a acreditar que podia chegar à felicidade.
Aos 84′, Rafael Duarte acabou mesmo por apontar o 2-1 a favor da formação às ordens de Rui Valente e, com isso, deixou a Ovarense com pouco tempo para reagir. Os vareiros ainda se lançaram no tudo por tudo, com alguma cabeça mas acima de tudo muito coração: a sorte, contudo, desta feita, não bafejou o primeiro classificado.
Aproveitaram União de Lamas e SC Espinho que, vencendo nos seus desafios, recuperaram terreno em relação à Ovarense. O SABSEG tem, neste momento, um trio de líderes separados por apenas 4 pontos – Ovarense com 25, União com 23 e Espinho com 21.
Na próxima jornada, a Ovarense regressa a casa e recebe o Lobão. Os atuais 5.ºs classificados do SABSEG estão em total ascensão nas últimas jornadas e prometem ser um osso muito duro de roer no Estádio Marques da Silva.
ESMORIZ VENCE E SAI DA “ZONA VERMELHA”
Foi aos 74′ do Águeda-Esmoriz que a equipa do concelho de Ovar viveu, finalmente, o momento da redenção no regresso ao Campeonato SABSEG. Bastou um golo de Rúben Martins para os esmorizenses celebrarem a primeira (e muito merecida) vitória na temporada.
Foram vários os jogos onde a equipa às ordens de Pedro Alves mostrou argumentos para mais do que derrotas e empates, mas o triunfo teimava em não aparecer. Com 5 pontos no campeonato, o Esmoriz até ocupava uma posição periclitante – agora, finalmente, deu um bom salto na tabela.
Saindo da zona de descida, o Esmoriz alcança assim os 8 pontos em 10 jogos (5 empates, 1 vitória) e ganha também confiança para a partida da próxima semana, precisamente contra um rival direto, o SC Bustelo (6 pontos).
A intenção passará agora por alcançar a primeira vitória da época dentro de portas e estabelecer o SC Esmoriz o mais depressa possível numa posição de maior tranquilidade dentro do Campeonato SABSEG.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva