Campeonato SABSEG: Esmoriz QB deixa Carregosense KO
Escrito por AVfm em 21/11/2021
A 12ª. jornada do Campeonato SABSEG marcou o início da segunda volta das Zonas Norte e Sul. Sem a Ovarense em campo (o jogo perante Canedo foi adiado), coube a S. Vicente Pereira, Esmoriz e Válega o assumir das despesas do nosso concelho para o fim-de-semana desportivo. Porém, apenas os esmorizenses ofereceram uma alegria, vencendo em casa do Carregosense por 3-1. O S. Vicente caiu na receção ao Cucujães (0-1) e o Válega saiu goleado na visita à Pampilhosa (6-0).
ESMORIZ ABRE SEGUNDA VOLTA COM O PÉ DIREITO
O SC Esmoriz regressou aos triunfos na visita ao Dr. Teixeira da Silva, casa do Carregosense. Perante o “lanterna vermelha” e única equipa da Zona Norte ainda sem vitórias, os Guerreiros da Barrinha fizeram uma exibição consciente, sem grandes brilhantismos, mas suficiente para vencer de forma justa.
O marcador mexeu cedo – aos 10′ – para os orientados de Miguel Rapinha, com golo de Hugo Montenegro, aproveitando uma falha no setor defensivo contrário. Assim, alicercando-se numa vantagem madrugadora, o Esmoriz foi uma equipa de transições rápidas que permitiu pouco perigo junto da sua baliza.
A vantagem até podia ter sido ampliada mais cedo, mas foi já na etapa complementar que o marcador voltou a mexer. Desta feita foi Tiago Florim que, em estreia absoluta pelos esmorizenses, atirou a contar aos 70′. O dianteiro chegado do Avintes tem 20 anos e promete ser um destaque da segunda volta de campeonato.
Em desvantagem, o Carregosense arriscou tudo e conseguiu, num lance de bola parada, reduzir por intermédio de Jonathan Oliveira. Os minutos finais foram, portanto, lançados numa base frenética e, nesta fase, a organização defensiva dos esmorizenses foi finalmente testada.
Com o golo da tranquilidade apontado por Ruan Lima no último lance do jogo, aos 90’+4 e novamente numa transição, o Esmoriz pôs um ponto final no 1-3 final e recolheu a segunda vitória desde a chegada de Miguel Rapinha ao comando técnico da equipa. Recorde-se que o conjunto do concelho de Ovar já não vencia desde o famigerado triunfo de 7-1 sobre a Florgrade, há mais de um mês a esta parte.
Somando 3 preciosos pontos, o Esmoriz chega aos 11 em 11 jogos (tem a partida diante Cucujães para repor) e dá um salto na classificação, subindo ao 9º. lugar. Na próxima jornada, os Guerreiros regressam à Barrinha e recebem um FC Cesarense em ascensão.
S. VICENTE PEREIRA TRAÍDO POR GOLO SOLITÁRIO
Não foi por falta de tentativas que o S. Vicente Pereira não conseguiu vencer o Cucujães mas, na estreia oficial de Marco Abreu no banco de suplentes, a bola acabou mesmo por não entrar na baliza do rival vicentino.
Os Corvos até tinham na memória a reviravolta épica que protagonizaram em Cucujães – na altura, remontando de 1-0 para 1-2 – mas esta não seria a tarde para os finalizadores. Perdendo por 1-0 graças a um tento solitário de Bruno Cruz aos 26′, o S. Vicente Pereira fechou a contenda não marcando pela primeira vez esta temporada.
Apesar do desaire, em conversa com a Rádio AVfm, Marco Abreu mostrou-se otimista em relação ao futuro, frisando que ainda há muito campeonato para jogar e que o conjunto que orienta tem qualidade para dar a volta por cima. Por seu turno, José Carlos, treinador do Cucujães, congratulou-se pela vitória dos seus jogadores contra um rival que, na sua opinião, só valorizou o feito dos cucujanenses no Estádio Dr. Oliveira Santos.
O S. Vicente Pereira segue no 7º. lugar da Zona Norte e perdeu o sexto posto para o Cesarense. Os Corvos somam 15 pontos em 12 jogos e estão a 5 do 4º lugar, que dá acesso à Fase de Subida aos Campeonatos Nacionais.
VÁLEGA GOLEADO NA PAMPILHOSA
Depois de um interregno no seu calendário (devido ao adiamento do jogo contra o Alba), o Válega regressou ao ativo na visita à Pampilhosa do Botão mas, contra os Ferroviários, teve uma tarde de pesadelo. É que o Pampilhosa venceu o jogo por esclarecedores 6-0 e não tardou em mostrar que esta seria uma tarde muito desequilibrada a seu favor.
Aos 19 minutos, os homens da casa já venciam por 3-0 graças a tentos de Tati, Diogo Rola e Elivelton. O mesmo Elivelton marcaria o bis na segunda parte, cabendo a Ivan Fidalgo e Vasco Alves completar o marcador. Para o Válega, ficam as ilações tiradas por Cláudio Maciel, novo treinador da equipa, que não esteve oficialmente no banco, mas que assistiu à partida in loco.
No jogo que marcou o regresso das referências Diogo Farias e Cabilhas aos convocados, o Válega sofreu a maior goleada da temporada e dá mais um passo atrás na luta pela manutenção. Esse objetivo é cada vez mais uma miragem, cabendo ao conjunto do Sargaçal recuperar em termos anímicos nas próximas semanas e continuar na busca da primeira vitória da época.
O Válega segue no 11º. e último lugar da Zona Sul do Campeonato SABSEG. Com apenas 1 ponto somado, os valeguenses viram agora as suas baterias para o jogo da próxima jornada, uma receção ao Oliveira do Bairro.
Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Pedro Silva, Helder Ferreira
Áudio:Jaime Valente