Faixa Atual

Título

Artista


Campeonato SABSEG: Florgrade e Ovarense cada vez mais próximos dos objetivos

Escrito por em 15/05/2023

Com os olhares todos colocados no Apuramento de Campeão do SABSEG, as equipas do concelho de Ovar seguem para a penúltima jornada com um rendimento de grande nível. Tanto Florgrade como Ovarense venceram na 12.ª ronda da 2.ª fase e continuam a dar passos firmes para cumprirem as metas traçadas para o final de época

A Florgrade recebeu e venceu o Fiães, em Cortegaça, por 3-1 e continua firme na liderança da classificação. Por seu turno, a Ovarense viajou até Águeda e, vencendo também por 3-1, subiu ao 3.º lugar e já está no pódio do SABSEG.

FLORGRADE COM ENTRADA DE CAMPEÃO

Encontrando um Fiães a viver um momento delicado na temporada – face à saída recente do técnico Porto Gomes -, a Florgrade entrou a todo o gás no duelo entre os dois, a contar para a 12.ª jornada do Apuramento de Campeão do SABSEG.

Os corticeiros viriam a vencer por 3-1, mas aos 20 minutos de jogo tinham já dois golos marcados – Edu Silva e Ricardo Barros – e uma série de oportunidades construídas. O domínio nesse período de jogo foi tão avassalador que, para gáudio dos adeptos corticeiros presentes no Parque do Buçaquinho, a ideia de uma goleada chegou a pairar no ar.

Até ao fecho da primeira parte, no entanto, o Fiães cerrou fileiras, controlou os danos e estabilizou a partida. Tudo isto para, na segunda parte, entrar de forma personalizada e aproveitar o vento a seu favor para pressionar e reentrar na discussão do resultado. O 1-2 chegou depressa, aos 50′, num lance caricato que acabou em auto-golo do guardião local, Marco Sá.

Podiam esperar-se minutos difíceis para o conjunto de André Ribeiro. Mas as alterações orquestradas pelo treinador, principalmente a entrada de Gonçalo Nunes para o lugar de Ben Koneh, ofereceram à Florgrade uma estabilidade com bola e controlo de jogo que não estava a ter até ao momento. A equipa voltou à mó de cima e Ricardo Barros mostrou-se novamente inspirado na finalização.

O artilheiro dos corticeiros ainda ameaçou primeiro com um cabeceamento ao poste e acabou por chegar mesmo ao bis numa chance, pouco depois, dessa feita com um remate de pé direito na resposta a uma cruzamento atrasado.

O 3-1 trancou o resultado a favor do líder, um placard que dá a vitória ao conjunto que a mereceu mais. A Florgrade segue num braço de ferro intenso com o União de Lamas e mantém uma vantagem mínima de 1 ponto para os unionistas – 51 contra 50.

Na próxima jornada, receberá o Fermentelos em Cortegaça. Na última viaja a Águeda naquele que poderá ser o jogo do título e da promoção ao Campeonato de Portugal.

Florgrade FC – André Ribeiro
Fiães SC – Hélio Reis

OVARENSE A ESCALAR EM ÁGUEDA

Foi uma jornada muito positiva para a Ovarense, não só pelo triunfo que conquistou em Águeda (1-3), mas também pelo facto do Lobão ter cedido na visita a Santa Maria de Lamas. Por consequência, os alvinegros ascenderam ao 3.º lugar do Apuramento de Campeão e estão no pódio do Campeonato SABSEG, objetivo vincado para o final de temporada.

Em Águeda, perante um conjunto sem grandes ambições na tabela classificativa, a Ovarense nem teve de mostrar a sua melhor versão para sobressair. A etapa inicial do encontro foi mastigada de parte a parte, com uma Ovarense sempre em controlo e a chegar à vantagem aos 41′, através de um pontapé certeiro de Fil Carvalho.

Já o segundo tempo, embora tenha tido o denominador comum de ver uma Ovarense mais forte, acabou por ser mais apimentado que o primeiro. É que mesmo após a Ovarense ter feito o segundo golo pelo inevitável Gonçalo Semedo, o Águeda respondeu e reduziu para 1-2 (Gonçalo Horto). 5 minutos frenéticos – entre os 57′ e os 62′ – pois a Ovarense voltou à carga pouco depois e fez o 1-3, autoria de Boateng.

A vitória alvinegra não merece contestação e é a quinta na segunda fase do campeonato. Com 36 pontos, a Ovarense está isolada no 3.º lugar, com Lobão e Estarreja na perseguição, com igualdade de 35 pontos.

Para além de tentar a conquista do pódio, os vareiros pretendem ainda dar a Gonçalo Semedo o título de melhor marcador do campeonato. O avançado da Ovarense leva 17 golos, os mesmos de Everton (Lobão) e menos um que Mário Costa (LAAC), embora este já não vá competir até ao fim da época.

União de Lamas e Lobão serão os adversários que se seguem até ao fim da época da Ovarense. Na próxima semana, o Marques da Silva recebe o jogo de cartaz da jornada e a Ovarense poderá, ironia do calendário, ajudar a Florgrade a conquistar o título da elite aveirense em caso de triunfo ou empate diante dos lamacenses.

RD Águeda – Alberto Morais
AD Ovarense – Cajó

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *