Campeonato SABSEG: Florgrade e Ovarense seguem “colados”; Super Esmoriz aplica “chapa 6”
Escrito por AVfm em 10/03/2025
Muitos e bons golos numa tarde de domingo onde a AVfm esteve em campo com Florgrade, Ovarense e Esmoriz. A 24.ª jornada do Campeonato SABSEG trouxe 3 vitórias para as equipas do concelho de Ovar, incluíndo duas goleadas dentro de portas e um triunfo seguro fora.
FLORGRADE CONTROLOU OPERAÇÕES NAS VALADAS
Começando pelo líder do campeonato, a Florgrade, que venceu por 1-3 em Canedo. Diante de uma formação extremamente condicionada nas suas escolhas – com apenas 13 (!) atletas convocados para o jogo – os corticeiros dominaram todas as operações até chegarem ao 0-3. Tiraram o pé do acelerador depois disso e permitiram o golo da redução ao Canedo.
Depois de somar já um bom par de oportunidades, a Florgrade abriu o ativo à meia-hora. À lei da bomba, Tiago Jogo apontou o 0-1 e colocou justiça no marcador de um jogo, até aí, praticamente de sentido único.
Até ao intervalo, Pedro Sancho e Edu Silva tiveram chances clamorosas, mas quem aproveitou mesmo para aumentar a contagem foi o inevitável Basit Ahmed. O golo 21 do nigeriano no campeonato trazia tranquilidade à equipa comandada por Hélder Castro, mas a Florgrade ainda fez mais no início da etapa complementar.
Com Basit Ahmed na assistência, foi Luka Oliveira quem marcou o 0-3. Tudo muito fácil para a Florgrade, num jogo onde assumiram o favoritismo e dominaram em casa de um rival que luta pela manutenção.
Porém, lentamente, os corticeiros foram perdendo ritmo no seu jogo e permitiram ao Canedo uma resposta. O conjunto das Valadas mostrou resiliência e, com o resultado resolvido, fez por merecer um golo. Depois de algumas chances, ele surgiu mesmo, na sequência de um pontapé livre apontado por Ifono, aos 85′.
Sem margem para contestação, a Florgrade passou em mais um teste e mantém a liderança do Campeonato SABSEG. A margem continua curta – 66 e 65 pontos – já que, em Ovar, a Ovarense voltou a vencer o seu encontro. Quem escorregou foi mesmo o Espinho, que empatou diante do Alba (1-1) e está agora a 8 pontos do líder.
Canedo FC – Fábio Santos
Florgrade FC – Hélder Castro
OVARENSE COMEÇOU A PERDER, ACABOU A GOLEAR
No Estádio Marques da Silva, o 2.º classificado não cede espaço à Florgrade. A Ovarense até esteve a perder na receção ao Vista Alegre mas, no cômputo de mais uma boa exibição ofensiva, os alvinegros acabaram mesmo a golear. Resultado final de 4-1.
Com um golo de belo efeito, Tiago Barros abriu o ativo para os visitantes com apenas 8 minutos decorridos. No entanto, rapidamente a Ovarense virou as contas a seu favor e, ao intervalo, já vencia por 2-1.
Diego Tavares, cobrando um penálti, restabeleceu a igualdade aos 12′. Tika, aos 40′, fez o tento que operou a reviravolta. O primeiro golo para o trio de avançados da Ovarense.
É que Luís Fellipe, a abrir o segundo tempo; e André Martins, aos 77′, levaram mesmo a vitória da Ovarense para contornos de goleada. Destaque ainda para João Nogueira, que esteve em duas assistências para golo numa tarde de muita produção ofensiva dos alvinegros.
Com 65 pontos, a Ovarense mantém a distância de apenas um ponto para a Florgrade. Na próxima jornada, viaja até Fiães e ficará atenta ao que os corticeiros farão em sua casa, na receção ao Relâmpago Nogueirense.
AD Ovarense – Ricardo Maia
SC Vista Alegre – Hugo Gomes
ESMORIZ FOI DEMOLIDOR E JÁ É 5.º
Em receção ao Lobão para um duelo que se antevia extremamente equilibrado, o Esmoriz foi absolutamente demolidor e aplicou uma goleada de larga escala. Um 6-0 numa tarde quase perfeita da equipa orientada por Pedro Alves e que abre a porta do top 5 do SABSEG, com possibilidades sérias de chegar ainda mais acima na classificação.
Com uma entrada fulgurante, o Esmoriz marcou o 1-0 aos 2′, com Mateo Nieto a fazer mais um golo para a sua conta pessoal – marca para o campeonato pela terceira jornada consecutiva.
Até ao intervalo, com Wesley Santos em grande evidência, o Esmoriz só aumentaria a contagem e chegaria mesmo ao 4-0. Wesley, Ayomide e Gabi Ferreira fizeram os golos e, no reverso da medalha, Tiago Ribeiro evitou que o Esmoriz sofresse na resposta do Lobão.
Com o jogo totalmente resolvido, o Esmoriz ainda soltou mais futebol ofensivo na etapa complementar e a meia dúzia chegaria com golos para Guilherme Tavares e Schuster. Um 6-0 histórico e que revela bem a grande campanha esmorizense na temporada 24/25.
Com 36 pontos e um jogo a menos que os principais rivais, o Esmoriz está em 5.º lugar e com possibilidades sérias de chegar a 4.º (JuveForce, 39 pontos). Na próxima jornada, viaja até Paços de Brandão para reencontrar a formação que eliminou da Taça de Aveiro no passado dia 1 de Março.
SC Esmoriz – Pedro Alves
ADC Lobão – André Canedo
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva