Campeonato SABSEG: Florgrade perde na receção ao Espinho e cede a liderança aos Tigres; Ovarense vence em Bustelo em jogo de emoções
Escrito por AVfm em 04/11/2024
Muitos golos e uma jornada de mudanças no topo. Até aqui invicta, a Florgrade perdeu pela primeira vez à 9.ª ronda do SABSEG e logo no confronto direto diante do Espinho, que agora é o novo líder. Na perseguição aos Tigres estão agora os corticeiros e também a Ovarense, que venceu em Bustelo num jogo marcado por muito sofrimento.
CORTICEIROS CAÍRAM FACE À EFICÁCIA ESPINHENSE
Foi com uma derrota de 2-3 que a Florgrade conheceu, pela primeira vez em 2024/2025, o sabor da perda de pontos. Na receção ao vice-líder do Campeonato SABSEG, o SC Espinho, os corticeiros até estiveram na frente do marcador por duas vezes, mas acabaram por cair face à eficácia e frieza dos Tigres.
A turma orientada por Hélder Castro praticou bom futebol e dispôs, no cômputo geral do encontro, de mais oportunidades de golo do que os visitantes. No entanto, a assertividade do Espinho em frente à baliza e o espírito batalhador que apresentou após passar para a dianteira do marcador garantiram-lhe 3 importantes pontos.
O rumo do placard até foi favorável à Florgrade desde praticamente o começo do duelo. Pedro Silva adiantou os corticeiros aos 10′, seguindo-se resposta do inevitável Ricardo Rodrigues, aos 29′. Com 1-1 ao intervalo, a Florgrade cerrou fileiras e reentrou para o jogo com o 2-1, aos 49′, tento apontado por Pedro Sancho.
No entanto, o Espinho viraria o texto, com golos aos 61′ e 64′. Ricardo Rodrigues chegou ao bis – e foi eleito MVP Rádio AVfm do encontro -, Samuel Vivas confirmou a reviravolta.
A Florgrade criou chances para chegar ao empate mas nunca materializou o domínio até ao término do encontro. Do lado contrário, o Espinho soube sofrer e é, a partir de agora, a única equipa ainda invicta na competição, para além de conquistar pela primeira vez a liderança isolada.
Florgrade FC – Hélder Castro
SC Espinho – Luís Leite
Já a Florgrade desceu ao 2.º lugar (21 pontos), que divide agora em igualdade pontual com a Ovarense. Na próxima jornada, viaja até à Pampilhosa e tentará regressar ao caminho dos bons resultados.
OVARENSE PASSA EM BUSTELO EM JOGO DE 7 GOLOS
Numa jornada onde espreitava recuperar pontos para o duo da frente, a Ovarense até venceu em casa do Bustelo, mas teve de sofrer muito para recolher 3 pontos essenciais. O resultado de 3-4 reflete bem um jogo de emoções fortes e onde os comandados de Ricardo Maia sentiram dificuldades para controlar as operações.
Numa exibição com falhas pouco habituais no processo defensivo, a Ovarense fez-se valer e muito da inspirações do seu setor ofensivo, com destaque para Tika, que assumiu novamente a titularidade depois de ter sido talismã contra o Fiães – na jornada passada – e não só marcou como foi eleito MVP Rádio AVfm do encontro.
Diego Tavares abriu o ativo aos 7′, através da conversão de uma grande penalidade. A primeira parte que, de resto, contou com 5 golos e um jogo de autêntica parada e resposta. Joel Barreiro fez o empate aos 16′; Joseph Shaqkeem (17′) e Tika (27′) adiantaram novamente os alvinegros antes da meia-hora; João Soares reduziu para 2-3 aos 41′.
O Bustelo chegaria mesmo ao empate na segunda parte, aos 66′. Jhonatan Santos silenciou os adeptos vareiros, que acabariam por voltar a sorrir pouco depois, aos 69′. Um grande golo de Nuno Esgueirão devolvia a vantagem à Ovarense, um 3-4 que se manteria, apesar de oportunidades de parte a parte, até ao fim do encontro.
SC Bustelo – Carlos Manuel
AD Ovarense – Ricardo Maia
Ainda que com sofrimento à mistura, a Ovarense cumpriu o seu objetivo e adicionou mais 3 pontos à sua campanha de Campeonato SABSEG. Com 21 pontos, a equipa de Ovar junta-se à Florgrade no 2.º lugar e persegue agora o novo líder, SC Espinho (22 pontos).
Na próxima jornada, a Ovarense recebe o Alba no regresso ao Marques da Silva. Em casa, esta época, os vareiros só sabem vencer até ao momento.
ESMORIZ PASSA EM AVANCA E ESPREITA TOP 5
O Esmoriz até vinha de dois desaires consecutivos, mas soube voltar ao bom rumo na deslocação a Avanca. Jogando num terreno teoricamente complicado, os esmorizenses souberam sofrer e aproveitaram um tento de Mateo Nieto para recolher uma vitória pela margem mínima e subir lugares na classificação.
O golo surgiu aos 61′, com Nieto na finalização após um bom trabalho de incursão de Gabi Ferreira. O triunfo para os Guerreiros da Barrinha foi conquistado novamente por apenas um golo de diferença – tal como em todas as outras vitórias da época – mas acaba por se ajustar ao que aconteceu em campo.
Com 12 pontos somados, o Esmoriz subiu ao 7.º lugar e está a apenas 1 ponto do 6.º e 5.º classificados, respetivamente o Paços de Brandão e o Águeda. Na próxima jornada, de regresso à Barrinha, o conjunto às ordens de Pedro Alves recebe o Vista Alegre.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva