Campeonato SABSEG: Florgrade regressa ao topo; Ovarense escorrega em Águeda e não aproveita empate do Espinho
Escrito por AVfm em 18/11/2024
A luta pela subida e título do Campeonato SABSEG continua ao rubro. A 11.ª jornada revelou um novo líder… ou, neste caso, o regresso de um antigo. A Florgrade aproveitou as escorregadelas de Espinho e Ovarense e tomou novamente a pole position. Os alviengros, que até podiam ter seguido o mesmo caminho, acabaram por não ir além de um empate na visita a Águeda.
OVARENSE SÓ FOI CAPAZ DE RESGATAR UM PONTO
Em casa do RD Águeda, a Ovarense até entrou incisiva e marcou cedo, aos 5′. Numa jogada que começou em Tika e terminou num remate certeiro de Joseph Shaqkeem, o 0-1 trazia alguma tranquilidade ao conjunto vareiro na busca pelo primeiro lugar do Campeonato. Tudo isto, um dia depois do Espinho ter já empatado em casa do Relâmpago Nogueirense e ter deixado o seu primeiro lugar à mercê de Ovarense e Florgrade.
Com um 0-1, a Ovarense até conseguiu criar chances para marcar um segundo golo, mas acabou por, paulatinamente, expor-se à posse de bola e domínio territorial do Águeda. Os galos foram crescendo ao longo da etapa inicial e, já na segunda parte, foram capazes de limitar a Ovarense ao seu processo defensivo.
Mesmo que sem criar um grande volume de oportunidades claras, o Águeda fez por merecer golos… que acabaram mesmo por surgir. Gonçalo Nunes (ex-Florgrade) apontou o empate, aos 68′; Aos 86′, Kiko Rodrigues, na conversão de uma grande penalidade conquistada por Duarte Gonçalves, fez o 2-1.
Entre a espada e a parede, a Ovarense lançou-se ao ataque e acabou por, pelo menos, resgatar um ponto. Num lance confuso dentro da grande área, e já depois de uma bola ao poste e uma defesa difícil para o guardião João Veiga, Tika recargou para o 2-2, aos 90′.
A compensação de 10 minutos foi repartida e cheia de incidências disciplinares, mas o empate acabou mesmo por subsistir. A Ovarense perdeu uma grande chance de subir à liderança partilhada do SABSEG e acabou por sentir o descontentamento dos seus adeptos nas redes sociais no pós-jogo. Ainda assim, olhando ao que aconteceu em campo, o empate alvinegro acaba por ser um mal menor e deixa tudo em aberto relativamente ao futuro próximo da classificação.
AD Ovarense – Ricardo Maia
Na próxima jornada, a Ovarense regressa a casa para um duelo absolutamente decisivo. No Marques da Silva, os alvinegros recebem a Florgrade num dos dérbis concelhios mais excitantes dos últimos anos.
Uma vitória da Ovarense fará com que esta ultrapasse os corticeiros e gerará, certamente, um novo líder para o campeonato – Ovarense ou Espinho. Em caso de derrota da Ovarense, a Florgrade continuará no topo e verá a equipa às ordens de Ricardo Maia perder terreno, manter-se no 3.º lugar e expor-se, inclusivamente, à aproximação do 4.º classificado atual, a JuveForce.
FLORGRADE SOFREU MAS SAIU LÍDER
Foi preciso apelar à melhor Florgrade para que a liderança do Campeonato SABSEG fosse novamente carimbada a favor dos corticeiros. Em receção ao Cucujães, a equipa comandada por Hélder Castro esteve a perder até aos 15 minutos finais do encontro, mas acabou por virar o texto a seu favor e terminou como o grande vencedor da jornada 11.
Um golo de Gustavo Soares, aos 24′, deixou o Cucujães na frente do marcador. Os orientados de Tiago Barroqueiro foram aguerridos na sua abordagem à Florgrade e protagonizaram uma excelente primeira parte, sempre coesos em termos defensivos e muito criteriosos nas saídas para o ataque.
No entanto, a Florgrade acabou por trazer ao de cima a qualidade de um candidato ao título. Com uma segunda parte absolutamente avassaladora, os corticeiros encostaram o Cucujães à sua área e, com muita presença ofensiva, criaram várias oportunidades.
O golo do empate, no entanto, surgiu apenas aos 75′, através de Cícero. Foi o mote para o que aconteceria pouco depois, aos 84′. João Dias fez o 2-1 e deixou a Florgrade com a vitória e a liderança da classificação à mercê.
Florgrade FC – Hélder Castro
AC Cucujães – Tiago Barroqueiro
Um triunfo suado mas compensador. Os corticeiros, que tinham perdido a liderança há duas semanas, voltam ao topo da tabela e ficam agora com vantagem pontual sobre Espinho e Ovarense na antecâmara de uma importante visita a Ovar.
Na próxima jornada, ao mesmo tempo do Espinho/Lobão, Ovarense e Florgrade disputarão um grande dérbi do concelho no Estádio Marques da Silva. A Rádio AVfm estará lá, com relato e análise em direto a todas as incidências do encontro.
ESMORIZ JÁ É 6.º E CONTINUA A MARCAR TERRITÓRIO
Em visita ao Bolhão para enfrentar o aflito Fiães, o Esmoriz soube aguentar a pressão de um conjunto desesperado por pontos e alcançou uma excelente vitória aliado a uma boa exibição. Os Guerreiros da Barrinha venceram por 0-2 e subiram ao 6.º lugar do SABSEG.
Gabi Ferreira e Mateo Nieto resolveram a questão com golos nos últimos 10 minutos do tempo regulamentar. Tudo isto numa jornada bastante animadora para os esmorizenses, que aproveitaram a derrota do Paços de Brandão e o empate do Águeda para subirem ao 6.º lugar e igualarem os brandoenses no 5.º.
Na próxima jornada, o Esmoriz recebe o Bustelo no Estádio da Barrinha. Um duelo que, em caso de vitória ou empate, trará ao conjunto do concelho de Ovar um quarto jogo consecutivo sem conhecer o sabor da derrota.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva