Campeonato SABSEG: Ovarense e Florgrade distanciam-se do Espinho e viram ano na frente; Esmoriz empata e desperdiça chance de subir a 5.º
Escrito por AVfm em 02/01/2025
A última ronda de Campeonato SABSEG de 2024 marcou mais uma vitória para Ovarense e Florgrade. Os dois conjuntos do concelho de Ovar viram o ano, respetivamente, no 1.º e 2.º lugar da classificação, agora com mais margem sobre o Espinho – que empatou na visita a Ponte de Vagos. Já o Esmoriz, na Barrinha, fechou o ano a empatar e desperdiçou uma boa chance de regressar ao 5.º lugar, mantendo-se em 6.º.
OVARENSE SOFREU, FLORGRADE GERIU; AMBOS VENCERAM
Com dois rumos de jogo diferentes, Ovarense e Florgrade acabaram por atingir o mesmo objetivo: o da vitória. Os alvinegros tiveram de sofrer muito para levar de vencida o Pampilhosa, em jogo realizado no Estádio Marques da Silva (4-2); já a Florgrade, em visita a Paços de Brandão, arrancou forte e acabou por gerir a vantagem no marcador até final do encontro (1-2).
Em Ovar, foi mesmo preciso esperar pelo período de compensação para ver a Ovarense confirmar a total invencibilidade em casa. Diante do Pampilhosa, o empate a duas bolas subsistiu durante muito tempo – golos alvinegros para a Tika (21′) e Diego Tavares (42′) e ferroviários para Renderson (18′) e Samuel Garrido (38′) – e os nervos foram aumentando à medida que o cronómetro avançava.
Foi já na compensação, quando a Ovarense arriscava virar o ano no segundo lugar, que a vitória ficou finalmente desbloqueado. Tentos para João Nogueira e Tika encerraram as contas do 4-2 e deixaram a Ovarense com 43 pontos, mais 1 que Florgrade e mais 4 que Espinho (que empatou no reduto da JuveForce).
AD Ovarense – Ricardo Maia
FC Pampilhosa – Rui Valente
Perto da liderança estiveram mesmo os corticeiros da Florgrade, que de visita a Paços de Brandão entraram muito fortes e acabaram por gerir um adversário de top 5 até ao fim do encontro. À boleia do inevitável Basit Ahmed, a equipa do concelho de Ovar marcou aos 8′ e aos 23′; a briosa ainda reduziria, com Douglas Paula a fazer o 1-2 aos 83′, insuficiente para ameaçar a vitória do vice-líder do campeonato (que ainda sonhou com a liderança dado os acontecimentos em Ovar).
CD Paços Brandão – Cajó
Florgrade FC – Hélder Castro
A abrir 2025, a Ovarense viaja até Cucujães para disputar a jornada 17 do SABSEG; já a Florgrade joga no seu Parque do Buçaquinho e recebe o Avanca. Por seu turno, o Espinho, à procura de regressar às vitórias, recebe o Oliveira do Bairro.
ESMORIZ FICOU COM UM PONTO AGRIDOCE
Depois de ter vencido em casa o Cucujães uma semana antes, o Esmoriz procurava – também na Barrinha – fechar o ano em beleza. Diante do Canedo, no entanto, a turma orientada por Pedro Alves não foi além de um agridoce empate, perdendo assim a possibilidade de aproveitar ainda mais a escorregadela do Paços de Brandão e ascender ao 5.º lugar.
Pela segunda ronda consecutiva, Wesley Santos marcou. Desta feita, o brasileiro apontou o 1-0 aos 46′ e deixou o Esmoriz a correr na frente diante dos canedenses. Um resultado curto, que acabou mesmo por permitir ao conjunto visitante chegar ao empate, por intermédio de Luiz Grando, aos 82′.
O Esmoriz fecha 2024 com 16 jogos disputados e 25 pontos na tabela classificativa. Embora tenha recuperado um ponto em relação ao Paços de Brandão e até tenha igualado o seu rival na tabela, mantém o 6.º lugar perdeu uma boa oportunidade de se isolar no 5.º lugar do campeonato, posição que é objetivo para 2024/25.
A abrir o novo ano, o Esmoriz terá uma viagem curta até Nogueira da Regedoura para enfrentar o Relâmpago Nogueirense. O duelo da 17.ª jornada coincidirá com os jogos de Paços de Brandão em Canedo e ainda de Lobão em Bustelo.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva