Campeonato SABSEG: Ovarense e S. Vicente agitam contas do topo da Zona Norte
Escrito por AVfm em 07/11/2021
Quatro jogos, duas vitórias, duas derrotas. A 10ª jornada do Campeonato SABSEG foi pautada por extremo de sentimentos para as equipas do concelho de Ovar. Sorriram Ovarense e S. Vicente Pereira, que venceram e estão cada vez mais envolvidos pela luta dos 4 primeiros na Zona Norte; ficaram menos felizes Esmoriz e Válega, que perderam em casa e continuam na parte inferior das tabelas a Norte e Sul.
OVARENSE OBRIGADA A SUAR PARA BATER «LANTERNA VERMELHA»
Ao contrário do que, na teoria, se podia esperar, a receção da Ovarense ao último classificado da Zona Norte, Carregosense, foi complicada e obrigou os alvinegros a suar para remontarem um resultado desfavorável.
O conjunto orientado por Tiago Leite entrou praticamente a perder no jogo da 10ª jornada, graças a um golo madrugador de Rafa (curiosamente também já tinha marcado em S. Vicente Pereira). Ainda assim, fez o suficiente para virar o encontro a seu favor, com tentos de Tigas e Fábio Novo, aos 43′ e aos 59′.
O duelo ficou marcado pelo regresso do guardião Renato Lopes à titularidade, bem como pela estreia a titular de Bruninho – que já tinha atuado a partir do banco -, atleta que chegou recentemente do S. Vicente Pereira. A Ovarense atuou com Renato Lopes, Márcio Reis, Magolo, Bruninho, Tigas, Guga, JP, Bruninho, Mateus Arence, Fábio Novo e Luccas Marques. Entraram ainda Tiago Amaral, Hudson Gonçalves, Mica, Rolas e Paulinho.
Com mais 3 pontos, a Ovarense chega 19 no campeonato e volta a assumir um lugar de pódio, ultrapassando a Florgrade no terceiro posto da Zona Norte. Os corticeiros foram, de resto, os grandes derrotados da jornada, perdendo pontos para todos os emblemas da metade de cima da classificação, ou seja, o Top 6.
Na próxima jornada, a Ovarense viaja até ao concelho de Oliveira de Azeméis, para defrontar o Cesarense. Contra o atual 8º classificado do campeonato, a Ovarense sabe que encontrará um conjunto em boa forma e que já não perde há 4 jornadas consecutivas – a última derrota do Cesarense foi mesmo na ronda 6, diante do S. Vicente Pereira.
S. VICENTE PEREIRA EM TARDE DE GLÓRIA NO BUÇAQUINHO
No (novo) dérbi concelhio perante a Florgrade, o S. Vicente Pereira mostrou que a turbulência da mudança técnica recente já não se sente no plantel. Os Corvos até encontravam o 3º classificado da Zona Norte do SABSEG mas, no Buçaquinho de Cortegaça, aplicaram chapa 3 e mostraram que podem ter uma palavra a dizer no apuramento para a Fase de Subida.
Num 3-0 com dois golos na etapa inicial e outro na complementar, valeu a pontaria de Berna – que marca pela segunda jornada consecutiva – e ainda o bis de Manu Alves – que chega aos quatro no SABSEG, igualando Óscar como melhor marcador vicentino.
Uma vitória fulgurante e que chega na antecâmara da entrada de Marco Abreu. O novo técnico do S. Vicente marcou presença em Cortegaça, até foi muito interventivo a partir da bancada, mas deixou a orientação da equipa (pelo menos no cariz oficial) para Mário Marques, que também já tinha comandado de forma interina no dérbi da semana transata, contra o Esmoriz.
Sem sofrer golos num jogo pela primeira vez esta época, o S. Vicente soma 14 pontos em 10 jogos, dá um pulo em relação à cauda da Zona Norte, mantendo o 6º lugar mas pressionando o grupo dos 4 primeiros. Neste momento, os Corvos estão mesmo a apenas 3 pontos dos 17 de Florgrade (4º) e a um dos 15 de Paços de Brandão (5º).
PINHAL INDICOU O CAMINHO, MAS FIÃES TRAVOU ESMORIZ
Ainda não foi desta que o Esmoriz voltou aos triunfos. Desde a gloriosa avalanche de golos diante da Florgrade (7-1), a 10 de Outubro, que os Guerreiros da Barrinha não sabem o que é vencer: com uma equipa aparentemente refeita dos problemas de COVID que afetaram a preparação nas últimas semanas, o Esmoriz recebeu o Fiães e perdeu por 2-1.
André Pinhal até indicou o caminho dos bons resultados, marcando o único tento dos esmorizenses e chegando à marca dos 6 golos no SABSEG. Na altura, o golo do capitão do Esmoriz empatava o encontro aos 17′ porque, já antes, Camará tinha festejado a favor do Fiães.
Porém, Miguel Mendes responderia para fechar o placard, no fecho da primeira parte. Curiosamente, o “carrasco” Miguel Mendes marcou na sua terra e ao clube que o viu dar os primeiros pontapés na bola, ainda criança. Coisas do futebol.
O que é certo é que este resultado não abona em nada a favor do Esmoriz. Miguel Rapinha terá muito trabalho pela frente, pois vê a equipa que orienta cair na tabela e fixando-se no 10º lugar. É certo que o Esmoriz tem um jogo a menos em relação aos seus adversários, mas vê já os 4 primeiros lugares da tabela a uma distância considerável e fica praticamente sem margem de erro para o que resta da primeira volta e toda a segunda.
VÁLEGA EM «DIA NÃO» SAI GOLEADO
No Sargaçal, em jogo de aflitos da Zona Sul, o Válega não fez mais do que vista grossa ao pontos, deixando esses para o Vista Alegre. O conjunto do Talé veio a Válega vencer por esclarecedores 5-0 e agudizou ainda mais a crise da formação do concelho de Ovar, que continua em últimos com apenas 1 ponto, mas agora a distantes 6 de Alba e 7 de Fermentelos e Vista Alegre.
O jogo poderia ter tido um cenário absolutamente diferente caso, no momento capital da partida, ainda com 0-0 no marcador, Thiago Silva não tivesse desperdiçado uma oportunidade clamorosa, a melhor do Válega em todo o encontro. O avançado valeguense isolou-se perante o guarda-redes adversário, correu meio campo mas, na finalização, tremeu e chutou ao lado.
Na resposta, o Vista Alegre marcou de penálti por Rodrigo Fazzio e, depois de desbloquear o marcador, “abriu o ketchup” em direção à goleada. Fazzio marcaria o seu bis, André Monteiro também faria dois na segunda metade e Óscar Lopes fecharia as contas já na compensação, em mais uma cobrança de castigo máximo.
Em entrevista no rescaldo, Gonçalo Muge, técnico do Válega, assumiu as culpas da derrota. Anteriormente, o treinador valeguense tinha deixado vincada a intenção de preparar um Válega forte para os duelos contra as «equipas do seu campeonato», algo que, pelo menos no que aos resultados diz respeito, ainda não se verificou.
Ainda assim, contra o Alba, na próxima jornada, o Válega terá outra oportunidade de ser feliz diante de um adversário que tem passado, também ele, por algumas dificuldades na Zona Sul do Campeonato SABSEG.
Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Pedro Silva, Helder Ferreira
Áudio:Jaime Valente