Campeonato SABSEG: Ovarense garante permanência, S. Vicente encaminha-a
Escrito por AVfm em 30/05/2022
Emoções fortes na 13ª ronda da 2ª fase do Campeonato SABSEG, onde a Ovarense se tornou a primeiria equipa da Zona Norte a garantir a permanência no principal escalão da AF Aveiro. Os vareiros visitaram Carregosa e venceram sem apelo nem agrado os locais, por 3-0.
O S. Vicente Pereira também deu um passo muito importante e continua a depender de si para chegar à manutenção, vencendo numa “final” o Canedo por 2-1, no Estádio Dr. Oliveira Santos. O jogo foi de emoções muito fortes e teve golos apenas na segunda parte.
OVARENSE AO RITMO DE ARENCE
Contra o Carregosense, a Ovarense sabia que bastava vencer para fechar as contas da permanência. Os alvinegros souberam aproveitar o match point e Mateus Arence acabou mesmo por ser o grande destaque da tarde.
O brasileiro apontou um inédio hat-trick na vitória de 3-0 da Ovarense sobre o conjunto de Carregosa e foi eleito MVP Rádio AVfm pelo nosso repórter no local, Joel Magina. Os tentos, aos 18′, 40′ e 82′, coroaram uma exibição quase perfeita de um dos grandes esteios da Ovarense 2021/22.
Com 59 pontos, a Ovarense já garantiu, pelo menos, o 3º lugar da Zona Norte. Ainda assim, neste momento os vareiros são os primeiros da classificação e vão tentar manter esse lugar na última jornada, quando receberem o S. Vicente Pereira.
S. VICENTE AFINA PARA A PERMANÊNCIA
Foi num ambiente de autêntica final que, no Estádio Dr. Oliveira Santos, o S. Vicente Pereira cometeu a proeza de bater o Canedo por 2-1. Golos só mesmo na segunda parte, onde os Corvos mostraram uma forma invejável e fizeram por merecer os 3 pontos.
A etapa inicial até foi mal praticada, com muitos duelos e pouco futebol. No entanto, um golaço de Ashvin Praba (ele que até acabou lesionado com gravidade pouco depois), aos 47′, desbloqueou o jogo a favor dos vicentinos. A equipa de Mário Marques soltou-se das amarras da pressão e fez um segundo tempo de grande qualidade, proporcionando várias oportunidades em transição e não permitindo grandes esperanças ao Canedo com a uma boa organização defensiva.
O segundo golo surgiria pela cabeça de Manu Alves, aos 70′, na resposta a um canto cobrado por Rui Seminha. O melhor que o Canedo conseguiu foi mesmo reduzir pelo seu suspeito do costume, Ramon, aos 83’… e aí, o jogo voltou a tornar-se incerto. É que o fecho de encontro e a compensação de 9 minutos trouxeram um S. Vicente muito nervoso e ansioso pelo apito final.
Uma vitória que acabou por ser suada mas justa. O S. Vicente precisa agora de apenas um empate na última ronda, quando visitar Ovar, para segurar a permanência. Os Corvos estão atualmente no 3º lugar da Zona Norte e somam 57 pontos.
ESMORIZ “AJUDA” NAS CONTAS DO S. VICENTE
Em visita a Paços de Brandão, o Esmoriz acabou por oferecer um presente ao S. Vicente Pereira. Os Guerreiros da Barrinha atrasaram os brandoenses na luta pela permanência, empatando 0-0 e empurrando o Paços de Tiago Leite para o 5º lugar e para a linha de despromoção.
Já na Zona Sul, o Válega ficou apenas com uma última hipótese de ganhar um jogo na sua primeira participação de sempre no Campeonato SABSEG. Em visita à casa do Alba, os valeguenses averbaram um 3-0 e deixaram os homens de Albergaria-a-Velha festejar uma “virtual” – e quase oficial – permanência.
No Apuramento de Campeão, a Florgrade segue com a sua segunda derrota consecutiva. Os corticeiros até se fizeram valer de um grande golo de Diogo Guerra, mas cederam com um 2-1 perante o Paivense. O conjunto do Buçaquinho permanece, no entanto, no 4º lugar da tabela classificativa.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva