Campeonato SABSEG: Ovarense goleia no dérbi do concelho; Florgrade mantém liderança com exibição sólida em Albergaria
Escrito por AVfm em 10/02/2025
Com dois jogos de (teórica) dificuldade alta, os dois líderes do Campeonato SABSEG não claudicaram. Fora de portas, Florgrade e Ovarense deram uma excelente resposta: os corticeiros venceram em Albergaria-a-Velha por 0-2; os alvinegros foram autoritários no dérbi do concelho, em Esmoriz (1-4). Assim, juntando ainda a vitória do Espinho na Vista Alegre (0-1), a corrida ao título e promoção continua inalterada no fecho da 21.ª jornada.
OVARENSE DISSIPOU DÚVIDAS EM 45 MINUTOS
Na Barrinha, a Ovarense entrou a todo o gás no dérbi do concelho. Diante de um Esmoriz que se tem apresentado bem esta temporada, os alvinegros surgiram apostados em regressar aos triunfos e cedo começaram a pender a balança a seu favor.
Em apenas 6 minutos de encontro, a Ovarense colocou-se a vencer por 0-2, com tentos de Tika e Luís Breda. As distâncias aumentariam aos 15′, graças a golo de Pedro Martins; e ainda se exacerbariam mais – numa fase onde o Esmoriz até já tinha estabilizado a entrada desastrosa no jogo -, aos 44′, com Joseph Shaqkeem a apontar o 0-4.
Completamente fora da discussão do resultado e a ver a Ovarense a baixar propositadamente o ritmo de jogo, o Esmoriz apareceu mais solto na segunda parte e as alterações operadas por Pedro Alves deram uma nova vida à equipa. O 1-4, que chegou aos 86′ por intermédio de Tiago Bernardes, foi um merecido prémio de consolação, ainda que sem nunca beliscar a justíssima vitória dos alvinegros.
A Ovarense mostra que a escorregadela da jornada anterior, diante do Oliveira do Bairro, não abalou a confiança no seu processo. A formação orientada por Ricardo Maia até desceu ao 2.º lugar, mas continua a depender apenas de si para chegar ao objetivo do título e subida de divisão.
Na próxima jornada, a 22.ª, a Ovarense recebe em sua casa o Paços de Brandão. Os brandoenses, que venceram a Ovarense na primeira volta, ocupam o 8.º lugar da tabela e chegarão a Ovar vindos de uma vitória suada sobre o Cucujães (3-2).
SC Esmoriz – Pedro Alves
AD Ovarense – Ricardo Maia
SOCIEDADE PEDRO SILVA/BASIT AHMED SILENCIA ALBA
Duas semanas volvidas à eliminação na Taça de Aveiro precisamente no reduto do Alba, a Florgrade regressava a Albergaria-a-Velha para as contas do Campeonato e (agora e novamente) líder da classificação.
Com uma entrada acutilante, os corticeiros facilitaram a sua vida na primeira parte e, com o melhor marcador do campeonato, Basit Ahmed, outra vez em foco, compuseram os golos do 0-2 final aos 3′ e aos 28′. Basit bisou e chegou aos 20 tentos na elite distrital, mas teve o grande apoio de Pedro Silva que, endiabrado, esteve nas duas assistências para o nigeriano.
Com um controlo muito eficaz das ações ofensivas do Alba e com várias oportunidades para ampliar o marcador para números mais esclarecedores, a Florgrade até podia ter saído de Albergaria com uma goleada. Já a turma do Alba, embora tenha carregado sobretudo na segunda parte com muitos cantos e cruzamentos de bola parada e corrida, não foi capaz de ameaçar a baliza de Diogo Paiva – exceção feita a uma boa defesa do guardião e a um lance de confusão na pequena área onde o Alba até marcou mas viu o golo anulado pelo juiz do encontro, Daniel Pinto.
A Florgrade mantém a liderança do campeonato e chega assim às 10 vitórias consecutivas na prova. Soma agora 57 pontos, mais 1 que a Ovarense (56) e mais 6 que o Espinho (51). Na próxima jornada, recebe o Águeda (6.º) no Parque do Buçaquinho – os Galos foram derrotados pelo Lobão (2-1) na ronda 20.
SC Alba – Hugo Oliveira
Florgrade FC – Hélder Castro
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva