Campeonato SABSEG: Ovarense mostra créditos diante do Espinho e é o novo líder; Florgrade goleia no dérbi concelhio e sobe ao 2.º lugar
Escrito por AVfm em 16/12/2024
Uma jornada de grandes jogos e mudança de 180º no pódio da classificação do Campeonato SABSEG. Com uma grande vitória em casa do Espinho, a Ovarense é o novo líder da classificação e empurra mesmo os Tigres para o 3.º lugar; isto porque, em Cortegaça, a Florgrade goleou no dérbi diante do Esmoriz e ascendeu ao 2.º lugar. As contas da subida estão mais emocionantes do que nunca.
OVARENSE “DE COMPETÊNCIA” VENCE NO DUELO DE LÍDERES
Ciente da sua missão e com um plano de jogo onde todas as suas individualidades funcionaram como um coletivo, a Ovarense terá efetuado a melhor exibição da época e destronou o Espinho, até então invicto no SABSEG, na sua própria casa. A vitória de 0-2 deu acesso ao 1.º lugar, ocupado agora pela equipa às ordens de Ricardo Maia; fez ainda com que os Tigres descessem ao 3.º posto do campeonato.
Com uma entrada forte em jogo, a Ovarense chegou cedo ao golo. Pedro Martins já tinha deixado o aviso aos 3′, Diego Tavares deixou a certeza aos 4′. Na sequência de um pontapé de canto, o central brasileiro apontou o 0-1 e deixou a Ovarense na frente… com mais um golo de bola parada saído do laboratório vareiro. Mas a mestria dos de Ovar não se ficaria por aí.
Sem nunca desarmar em termos defensivos e com uma organização que dava pouco espaço para o Espinho impor o seu futebol, a Ovarense foi capaz de criar várias oportunidades em transições rápidas e foi, mais uma vez, extremamente eficaz nos cantos e lances aéreos. Em cima do intervalo, Agostinho Carvalho imitou Diego Tavares e, também de cabeça no seguimento de um canto, fez o 0-2.
A vencer com relativa tranquilidade, a Ovarense nunca deixou de espreitar o contra-ataque – Tika poderia ter feito mesmo o 0-3 e deixado a cereja no topo do bolo. Já o Espinho, mesmo com as alterações impostas por Tiago Leite, nunca foi demasiado ameaçador. Na verdade, embora tenha visto a bola rondar a sua área diversas vezes, Renato Lopes teve 75 minutos muito tranquilos numa tarde onde se esperaria trabalho redobrado para o guardião da Ovarense.
O Espinho ainda iria a tempo de ameaçar o tento de honra, colocando uma bola nos ferros da baliza da Ovarense, mas a vitória final dos vareiros de Ovar (0-2) não mereceria qualquer contestação. Uma exibição totalmente personalizada de uma equipa que parece cada vez mais isso mesmo – uma equipa.
A Ovarense é o novo líder do Campeonato SABSEG com 37 pontos, mais um que Florgrade (2.º) e 2 que o Espinho (3.º); no 4.º lugar e ainda a acompanhar o ritmo do trio da frente, está a JuveForce (31 pontos).
Para passar o natal e as festividades no 1.º lugar, a Ovarense quererá agora vencer o Oliveira do Bairro na reposição da 3.ª jornada. A visita ao sul do distrito de Aveiro está agendada para o próximo fim-de-semana, numa ronda onde Florgrade e Espinho também atuam fora de portas.
ARRANQUE DE SEGUNDA PARTE FOI DECISIVO NO FLORGRADE-ESMORIZ
Em Cortegaça, Flograde e Esmoriz encontravam-se para mais uma grande partida da jornada 15. O dérbi do concelho de Ovar penderia a favor dos corticeiros, que ainda viram alguns bons sinais do Esmoriz na primeira parte, mas que tiveram arte para desbloquear uma goleada inesperada na etapa complementar.
A primeira meia-hora de jogo mostrou-se equilibrada, com destaque para a personalidade do Esmoriz, uma equipa que gosta de ter bola e não se atemorizou por atuar na casa de um candidato ao título. No entanto, a rede balançaria mesmo na baliza dos esmorizenses – André Paço deixou a Florgrade na frente, resultado que se registava ao intervalo (1-0).
Em vantagem, a Florgrade trouxe ao de cima o seu melhor futebol e acabou por colocar o Esmoriz em verdadeiros apuros. À boleia de mais uma tarde inspirada para Basit Ahmed, os corticeiros marcaram aos 48′, 54′ e 57′. O jovem nigeriano apontou o 2-0 e o 3-0 e ainda esteve na assistência para Leandro Borges, que fez o 4-0.
Em menos de 15 minutos de segundo tempo, a Florgrade resolveu a questão. Uma goleada dura para o Esmoriz, mas que premeia claramente aquela que foi a melhor equipa em campo. Até ao fim do jogo, mais golos até poderiam ter surgido, mas o vencedor estava encontrado.
A Florgrade aproveitou o triunfo da Ovarense em Espinho para subir ao 2.º lugar da classificação, estando agora com 36 pontos (menos um que Ovarense, mais um que Espinho). Já o Esmoriz, que abria a jornada a fechar o top 5 da classificação, desceu ao 6.º lugar, trocando com o Paços de Brandão; os esmorizenses têm 21 pontos na tabela.
No próximo domingo, em reposição da 3.ª jornada, a Florgrade viaja até ao reduto do Bustelo. O Esmoriz joga em casa, na Barrinha, e recebe o Cucujães.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva