Campeonato SABSEG: Ovarense reduzida a 10 passa tarde inglória em Fiães
Escrito por AVfm em 24/04/2022
Vitórias, empates e derrotas. Houve espaço para tudo na jornada de domingo no Campeonato SABSEG, para as equipas do concelho de Ovar. Cada um com os seus objetivos, todos os clubes vareiros – Florgrade, S. Vicente Pereira, Ovarense, Esmoriz e Válega – jogaram na 8ª ronda da 2ª fase da elite aveirense e voltaram a competir no campeonato após uma pausa para as festas da páscoa.
O S. Vicente Pereira foi mesmo o único triunfante da tarde, ganhando ao Carregosense por 3-2; já no apuramento de campeão, a Florgrade empatou com 1-1 em Oliveira do Bairro; de resto, apenas derrotas – a Ovarense perdeu em Fiães (2-1), Esmoriz e Válega perderam nas receções a Cucujães e LAAC, 1-3 e 0-2 respetivamente.
S. VICENTE TREME MAS CUMPRE EM CARREGOSA
Deu para sofrer, mas o S. Vicente Pereira arrancou mesmo a segunda volta da fase de manutenção do Campeonato SABSEG a vencer. Em Carregosa, o lanterna vermelha Carregosense foi sempre um osso muito duro de roer e foi mesmo preciso apelar à eficácia ofensiva dos Corvos para que os 3 pontos fossem carimbados no Estádio Dr. Teixeira da Silva.
O 2-3 final a favor da equipa comandada por Mário Marques foi alcançado graças a bis de Manu Alves e outro tento de Fredinho. Pelo meio, o Carregosense esteve sempre na discussão do encontro graças aos golos de João Correia e Bernardo Castro. Moussa Diedhiou acabaria eleito o MVP Rádio AVfm, ele que entrou apenas na segunda parte mas esteve envolvido em dois dos 3 golos vicentinos.
O S. Vicente Pereira beneficiou dos deslizes de Paços de Brandão e Ovarense para escalar para o topo da classificação da manutenção a Norte. Com 50 pontos (mais 2 que os brandoenses), os vicentinos estão cada vez mais tranquilos na luta pela permanência e, nas palavras do seu treinador, Mário Marques, essa será um dado praticamente adquirido com mais duas vitórias nos próximos 6 jogos.
OVARENSE COM DESFECHO INGLÓRIO NO BOLHÃO
A jogar com 10 homens desde muito cedo (Guga expulso aos 15 minutos), a Ovarense até praticou um excelente futebol no duelo perante o Fiães, no Estádio do Bolhão. Hudson Gonçalves materializou o domínio alvinegro aos 25 minutos, num cabeceamento após assistência de Tigas, e encheu as esperanças dos muitos adeptos presentes no Estádio do Bolhão… mas o Fiães conseguiria dar a volta ao texto.
Ainda que com uma performance longe da inspiração, o Fiães apostou na transpiração. A jogar em superioridade numérica, o conjunto orientado por Bruno Batista pressionou muito ao longo da etapa complementar e foi mesmo feliz, com golos de André Mendy e Valinho, todos eles em lances de algum desacerto defensivo da Ovarense.
Com situações de muito perigo protagonizados por Tigas e Fábio Novo, a Ovarense chegou mesmo a ter o 0-2 e, posteriormente o 1-2 à sua mercê. Não tendo materializado as suas chances e com um conjunto muito desgastado pelo facto de jogado com menos um durante grande parte do encontro, os vareiros saíram de Fiães com um sentimento inglório e cientes de que esta foi uma tarde onde os astros não estiveram do seu lado.
A Ovarense desce ao 4º lugar da fase de manutenção e vê-se, com a conjugação de resultados da tarde, ultrapassada pelo Canedo. Recorde-se que o 4º lugar ainda pode ditar uma despromoção, dependendo do que SC Espinho e Alvarenga fazem no Campeonato de Portugal. Uma descida desses dois conjuntos aveirenses atiraria-os para o Campeonato SABSEG e obrigaria a que conjuntos aparentemente em zona de permanência na elite aveirense fossem obrigados a cair à 1ª Divisão Distrital.
ESMORIZ E VÁLEGA DERROTADOS EM CASA
Com descidas já consumadas, Esmoriz e Válega voltaram a marcar passo e não foram felizes nos respetivos compromissos.
Os esmorizenses receberam o Cucujães e perderam por 1-3. Com golos apenas na segunda parte, o melhor que os Guerreiros da Barrinha conseguiram alcançar foi um tento de honra depois de, no espaço de poucos minutos, terem sofrido três em lances praticamente sucessivos, por intermédio de Deco, Tiago Charneca e Nuno Soares.
Já no Sargaçal, o Válega até reencontrava uma das equipas contra quem já somou pontos nesta segunda fase. Mas, desta feita, a LAAC não permitiu veleidades aos homens de Cláudio Maciel. O 0-2 final teve um golo em cada parte, apontados por Filipe Simões e Gledson Silva (antigo jogador do S. Vicente Pereira).
FLORGRADE EMPATA E MANTÉM 4º LUGAR
A Florgrade iniciou a segunda volta do apuramento de campeão com um empate em Oliveira do Bairro, 1-1. Em casa dos Falcões do Cértima, os Corticeiros até estiveram a perder Miguel Oliveira a abrir o ativo na primeira parte, mas responderam já nos minutos finais do encontro, chegando aos pontos com o primeiro golo de Vítor Fonseca no Campeonato SABSEG.
Mantendo o 4º lugar do Campeonato, a Florgrade não perde balanço para o pódio, apenas para o (cada vez mais) líder, Beira-Mar. Isto porque o 3º e 2º, União de Lamas e Paivense, empataram entre si (2-2) e o 1º, Beira-Mar, venceu o Cesarense por 2-0.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Joel Magina, Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente